Encontrar empresa por:

Ícone TítuloPropriedade Intelectual :: Empreendedor Legal

Compartilhe:

 
Campanha Empreendedor Legal
 
Criada em 2013 pela ABES, a iniciativa Empreendedor Legal visa incentivar a competição leal entre empresas, alertando os empresários brasileiros sobre as vantagens competitivas de possuírem o licenciamento correto de seus ambientes tecnológicos, alertando para os riscos legais em caso de inconformidade e fornecendo informações de como implementar uma gestão mais efetiva dos ativos de software.

Usar uma cópia falsificada de um programa de computador ou utilizar de forma inadequada uma licença não autorizada são algumas das práticas que configuram a pirataria de software. Portanto, é fundamental que as empresas façam um controle dos ativos adquiridos para checar se as licenças estão sendo usadas corretamente e não sofrer penalidades civis e jurídicas. Isto porque, a pirataria de software e roubo de TI são crimes e a organização estará exposta à indenização, que pode chegar até três mil vezes o valor do programa de software falsificado, e às penas de prisões, que chegam a quatro anos.

Além do prejuízo financeiro e a exposição negativa da marca, a pirataria expõe a empresa a crimes cibernéticos, provocados pela infecção de malwares, vírus e roubo de dados.

Nesse sentido, a ABES desenvolveu um Manual de Gestão de Ativos de Software. Interativo, o guia traz informações sobre as leis que regem o uso legal de programas de computador, evitando multas e penalidades, prejuízos financeiros e exposição a crimes cibernéticos, além da prática de crime de concorrência desleal. O Manual oferece informação sobre modalidades de pirataria de software, princípios legais e panorama do mercado sobre a situação da pirataria no Brasil. Com ele, as empresas conseguem identificar as instalações de software não autorizadas e quais licenças não foram utilizadas. Além de comprovar a titularidade das licenças adquiridas e assegurar a utilização adequada dos ativos dentro da empresa.

Acesse através de: http://www.abessoftware.com.br/manual/#book5/C1-1

O documento lista quatro passos para iniciar um processo de gestão de ativos de software, divididos em: Inventário; Comprovação de propriedade da licença; Verificação contínua da conformidade; Gestão de inventário de ativos de software. O primeiro passo permite identificar as instalações de software não autorizadas e, quais licenças não foram utilizadas. A segunda etapa consiste em comprovar a titularidade das licenças adquiridas. Já o terceiro passo, tem o objetivo de assegurar a utilização dos ativos dentro da empresa. A quarta e última etapa busca gerir, por meio dos dados levantados, a quantidade de software ativo.

A Campanha Empreendedor Legal estimula nos empreendedores e executivos brasileiros uma maior consciência acerca dos princípios e vantagens da competição leal, cada vez mais exigida por consumidores, sociedade e mercados internacionais e está em sintonia com a Iniciativa “Uma Empresa Ética”, que visa incentivar nossos associados a adotarem, formalmente, os mais altos padrões éticos no trato de seus assuntos, quer internos , quer externos.

Acesse através de: http://www.umaempresaetica.org.br