Ícone TítuloDados do Setor :: Estudo 2018 / Dados 2017

Investimentos em TI no Brasil aumentam 4,5% em 2017

Estudo Mercado Brasileiro de Software, realizado pela ABES em conjunto com o IDC, aponta investimentos de US$ 38 bilhões no Brasil, em hardwares, softwares e serviços durante o ano de 2017.

O mercado de TI (hardwares, softwares e serviços) no Brasil cresceu 4,5%, de acordo com o estudo anual da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), realizado em conjunto com a consultoria IDC. No topo da lista de investimentos em TI na América Latina, o Brasil registrou cerca de US$ 38 bilhões em investimentos em hardwares, softwares e serviços durante o ano de 2017, seguido por México (US$ 20,6 bi), Argentina (US$ 8,4 bi) e Colômbia (US$ 7 bi). No ranking mundial, o país ficou em nono lugar na lista que encabeçam na sequência: Estados Unidos (US$ 751 bi), China (US$ 244 bi), Japão (US$ 139 bi), Reino Unido, Alemanha, França, Canadá e Índia. No total, foram US$ 2,07 trilhões em investimentos em TI no último ano.

Já os investimentos em TIC (TI + Telecom) somaram, mundialmente, US$ 3,55 trilhões em 2017, sendo US$ 105 bilhões somente no Brasil – o que lhe garantiu o sexto lugar no ranking geral, recuperando uma posição em relação ao ano anterior.

Clique aqui para fazer o download do estudo completo ABES/IDC 2018 – dados 2017.

Histórico do Estudo Mercado Brasileiro de Software - Panorama e Tendências
O estudo é baseado nos dados consolidados por 50 escritórios da IDC, divididos em seis regiões mundiais.

Desde 2005, a ABES e o IDC, uma das principais empresas de consultoria e inteligência de mercado com foco em TI e Telecom, realizam e divulgam o Estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências”, que permite conhecer a fundo este segmento econômico.

Ele apresenta, detalhadamente, dados confiáveis sobre os mercados brasileiro e mundial de software, as taxas de crescimento, evolução e tendências do setor, que são essenciais para o direcionamento das estratégias das empresas que competem no setor.

Este estudo é uma importante ferramenta empresarial que está à disposição nesse portal para consulta pelos associados e demais públicos que se interessarem. É possível ler ou fazer download dos documentos divulgados desde o início da realização deste estudo (ano a ano).