Ícone TítuloServiços :: Uma Empresa Ética

Apresentação

Como parte da iniciativa UMA EMPRESA ÉTICA, a ABES lançou seu Programa de Integridade, em 2018, que prevê várias ações. A partir de pesquisa feita pela entidade com seus associados, para avaliar o grau de maturidade em relação aos programas de integridade e compliance, a ABES decidiu lançar também o programa UMA EMPRESA ÉTICA, que visa estimular seus associados a adotarem, formalmente, os mais altos padrões éticos no trato de seus assuntos, internos ou externos;  aprimorar o padrão de comportamento no trato com os clientes, fornecedores, concorrentes, colaboradores e agentes governamentais; e criar normas formais para implementá-los.

UMA EMPRESA ÉTICA é um serviço que visa melhorar os padrões éticos e morais das empresas associadas, incentivando-as a implementarem um Programa de Integridade, que além de elevar o padrão ético da empresa, permite mitigar as penalidades da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013). Em uma primeira fase, os associados, além de contarem com o apoio do Compliance Officer e do Jurídico da entidade para desenvolverem seus programas, terão à disposição um Canal de Denúncias, independente, conforme previsto no Decreto nº. 8.420/2015.

Este Canal de Denúncias, cujo uso básico é gratuito para todos os associados que aderirem do programa, encontra-se no www.UmaEmpresaEtica.com.br. O serviço permite a qualquer pessoa registrar uma denúncia, de forma anônima ou não, sobre acontecimentos ou eventos, que não condizem com os padrões éticos e morais estabelecidos nas normas da empresa ou as leis do país. O Canal abrange vários aspectos, desde temas relacionados à concorrência desleal e corrupção, fraudes, impropriedades contábeis e administrativas, até assédios morais e sexuais.

Todas as denúncias recebidas são criptografadas na origem e enviadas diretamente para as empresas interessadas, sem transitarem pela ABES.

A associação não tem acesso ao conteúdo das denúncias, nem é responsável pela investigação, disponibilizando um mero canal de comunicação entre o Denunciante e a Empresa. As denúncias recebidas ficarão armazenadas, criptografadas, por 10 anos, e ninguém consegue modificá-las, editá-las e apagá-las, sendo lidas somente pela empresa interessada.

A política de administração do canal está abaixo.

Conheça e participe: www.UmaEmpresaEtica.com.br.

Política de Administração do Canal de Denúncias, um serviço da ABES para seus associados

Este é um Canal de Denúncias Independente, que permite o anonimato do denunciante. Todas as denúncias recebidas são automática e respectivamente encaminhadas às empresas denunciadas, as quais são as únicas responsáveis pela apuração das mesmas  e pela confidencialidade das informações.

Este é mais um serviço da ABES para seus associados, sob a égide da legislação brasileira contra a corrupção, Lei no 12.846 e Decreto no 8.420, em particular seu Artigo 42, inciso X.

A ABES disponibiliza um mero canal de comunicação entre o denunciante e o denunciado.

Toda e qualquer dúvida referente às denúncias realizadas deverão ser tratadas diretamente com as empresas envolvidas e, para isso, é essencial que o denunciante guarde o número de protocolo informado por ocasião da denúncia.

Este Serviço de Denúncias é exclusivo para adesão e uso dos Associados da ABES.