Ícone TítuloUma Empresa Ética :: Uma Empresa Ética

Apresentação

Como parte da iniciativa UMA EMPRESA ÉTICA, a ABES lançou seu Programa de Integridade, em 2018, que prevê várias ações. A partir de pesquisa feita pela entidade com seus associados, para avaliar o grau de maturidade em relação aos programas de integridade e compliance, a ABES decidiu lançar também o programa UMA EMPRESA ÉTICA, que visa estimular seus associados a adotarem, formalmente, os mais altos padrões éticos no trato de seus assuntos, internos ou externos;  aprimorar o padrão de comportamento no trato com os clientes, fornecedores, concorrentes, colaboradores e agentes governamentais; e criar normas formais para implementá-los.

UMA EMPRESA ÉTICA é um serviço que visa melhorar os padrões éticos e morais das empresas associadas, incentivando-as a implementarem um Programa de Integridade, que além de elevar o padrão ético da empresa, permite mitigar as penalidades da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013). Em uma primeira fase, os associados, além de contarem com o apoio do Compliance Officer e do Jurídico da entidade para desenvolverem seus programas, terão à disposição um Canal de Denúncias, independente, conforme previsto no Decreto nº. 8.420/2015.

Este Canal de Denúncias, cujo uso básico é gratuito para todos os associados que aderirem do programa, encontra-se no www.UmaEmpresaEtica.com.br. O serviço permite a qualquer pessoa registrar uma denúncia, de forma anônima ou não, sobre acontecimentos ou eventos, que não condizem com os padrões éticos e morais estabelecidos nas normas da empresa ou as leis do país. O Canal abrange vários aspectos, desde temas relacionados à concorrência desleal e corrupção, fraudes, impropriedades contábeis e administrativas, até assédios morais e sexuais.

Todas as denúncias recebidas são criptografadas na origem e enviadas diretamente para as empresas interessadas, sem transitarem pela ABES.

A associação não tem acesso ao conteúdo das denúncias, nem é responsável pela investigação, disponibilizando um mero canal de comunicação entre o Denunciante e a Empresa. As denúncias recebidas ficarão armazenadas, criptografadas, por 10 anos, e ninguém consegue modificá-las, editá-las e apagá-las, sendo lidas somente pela empresa interessada.

A política de administração do canal está abaixo.

Conheça e participe: www.UmaEmpresaEtica.com.br.

Templates
Faça aqui o download do template do Código de Ética e Conduta disponibilizado pela ABES para seus associados (mediante login e senha).
Faça aqui o download do template da Política de Teletrabalho, desenvolvida pela ABES para ajudar as empresas na definição das diretrizes para implementação do home office.

Política de Administração do Canal de Denúncias, um serviço da ABES para seus associados

Este é um Canal de Denúncias Independente, que permite o anonimato do denunciante. Todas as denúncias recebidas são automática e respectivamente encaminhadas às empresas denunciadas, as quais são as únicas responsáveis pela apuração das mesmas  e pela confidencialidade das informações.

Este é mais um serviço da ABES para seus associados, sob a égide da legislação brasileira contra a corrupção, Lei no 12.846 e Decreto no 8.420, em particular seu Artigo 42, inciso X.

A ABES disponibiliza um mero canal de comunicação entre o denunciante e o denunciado.

Toda e qualquer dúvida referente às denúncias realizadas deverão ser tratadas diretamente com as empresas envolvidas e, para isso, é essencial que o denunciante guarde o número de protocolo informado por ocasião da denúncia.

Este Serviço de Denúncias é exclusivo para adesão e uso dos Associados da ABES.