Webmotors investe em inteligência de marketing com Adobe e aumenta volume de leads

12/03/2018

Com soluções da plataforma Adobe Experience Cloud, foi reduzido pela metade o custo de aquisição de audiência

Marca, modelo, ano, opcionais, faixa de preço... São inúmeras as possibilidades e configurações a considerar, mas a jornada de compra online de um carro pode, sim, ser simples e agradável. Nos últimos dois anos, a Webmotors, principal marca de classificados do segmento automotivo, investiu em soluções avançadas de Marketing Digital e, em parceria com a Adobe, formou uma mesa de performance de alto nível. Como resultado, passou a entender profundamente o comportamento da sua audiência e viu tudo mudar de perspectiva: traçou planos muito mais assertivos, reduzindo bruscamente os custos de aquisição de audiência e acelerando muito na entrega de leads para seus anunciantes.

Tudo começou com um objetivo em mente: oferecer experiências de consumo ainda mais incríveis. A Webmotors revisitou seu modelo de negócios e apostou alto na inteligência de marketing a partir de soluções tecnológicas. A primeira mudança aconteceu no fim de 2015, com a adesão ao Adobe Analytics (que coleta, organiza, analisa e reporta os dados dos usuários no site e nos apps de uma empresa), seguida rapidamente pela implementação do Adobe Media Optimizer – AMO (solução que permite a compra de mídia de forma automatizada e inteligente, com gestão das campanhas 24/7). A combinação de ambas as tecnologias – com integração nativa da Adobe – mudou a forma de planejar o investimento em mídia e permitiu tomadas de decisão muito mais rápidas e precisas, como declara Rafael Constantinou, Head de Marketing da Webmotors.

“O Adobe Analytics nos deu maior consistência e clareza para a análise dos dados de tráfego no nosso site e demais pontos de contato, com visão total numa única plataforma. Já o AMO, abastecido nativamente pelo Analytics, nos ofereceu maior poder de otimização de campanhas”, informa Constantinou. “Com mais da metade do nosso investimento baseado em busca paga, sentíamos a necessidade de uma solução que automatizasse o processo, escalasse e otimizasse em uma granularidade que jamais poderia ser feita manualmente, permitindo assim que o time de mídia atuasse de forma muito mais estratégica, além de o payback desse tipo de investimento vir da assertividade no alcance da audiência. E mais: nesse ponto, nosso custo de aquisição de audiência caiu pela metade”, completa.

Aumento na conversão de leads

Com uma comunicação mais eficiente e rumo ao aumento da conversão de leads em vendas, a Webmotors optou, então, por aumentar a potência com a customização das páginas de acordo com o perfil de cada cliente. As soluções Adobe Audience Manager (DMP da Adobe para a clusterização de audiências e estudos aprofundados que podem incluir dados de terceiros) e Adobe Target (para a personalização e otimização dos sites, com testes A/B em tempo real) injetaram mais combustível e abriram novos caminhos.

“Na era do consumo on-line, uma das maiores frustrações é receber anúncios ou acessar sites com ofertas que não são para você. No nosso caso, se a intenção do usuário é uma SUV numa faixa de preço determinada, não adianta oferecer carros esportivos muito mais caros. A tecnologia ajuda no combate a esse tipo de experiência negativa – que não combina com os níveis de exigência do consumidor –, tornando o marketing mais inteligente”, afirma Constantinou.

“O Adobe Audience Manager nos possibilita destrinchar os dados, num nível de granularidade diferenciadíssimo que, quando combinado ao Adobe Target, entrega uma Webmotors customizada para cada comprador. Essa máquina de inteligência nos fez chegar ao incremento de 35% no volume de propostas e ligações por carros anunciados”, completa o Head de Marketing.

Com a mesa de performance super bem estruturada junto à Adobe Experience Cloud, a Webmotors entrega, hoje, experiências mais relevantes e atraentes para seus clientes. A partir do fortalecimento da cultura orientada por dados (tanto proprietários quanto de terceiros), o conteúdo do site e o das campanhas ganharam níveis de personalização que consideram as mais diversas informações: região, comportamento, faixa etária e dispositivo utilizado, entre outras.

“Com o stack da Adobe, mudamos o patamar de entrega e nível de excelência em inteligência de Marketing. Conseguimos entender muito melhor nossa audiência com o Analytics e DMP; passamos a comprar mídia de forma bem mais assertiva e eficiente com o AMO; e, agora, entregamos experiências personalizadas com a inserção do Adobe Target”, sintetiza Fernando Miranda, CEO da Webmotors.