Webinar aborda a transformação nos modelos de negócios e nas estratégias de RH

13/07/2020

O webinar ABES Novos Tempos: “Transformação digital e o impacto na estratégia de capital humano”, realizado no dia 08 de julho, proporcionou um rico debate sobre as tendências, desafios e as mudanças já em andamento na gestão das empresas e dos colaboradores. O evento contou com o apoio da Weplace, consultoria para gestão do capital humano, nos temas de Gestão & Governança; Gente; e Cultura & Performance.

Rodolfo Fücher, presidente da ABES abriu o webinar e deu as boas-vindas e explicou que a associação representa cerca de 2 mil empresas, sendo que 77% delas são MPEs. Ele ressaltou que a tecnologia desempenha um papel superimportante na disseminação do conhecimento e da educação. Angelica Mari, jornalista especializada em inovação e tecnologia e colunista da Forbes no Brasil, foi a moderadora do debate.

Humildade para aprender

A primeira palestrante a falar foi Valéria Carinhato, sócia e cofundadora da Weplace, consultoria que desenvolve soluções para o tema de capital humano. “Toda essa transformação está relacionada à implementação da tecnologia em todas as áreas de negócios de uma organização com o objetivo de dar mais eficiência e agilidade na tomada de decisões. Então, temos que falar também de mudanças na forma de liderar, na cultura organizacional e nos processos. As capacidades criativa e analítica das pessoas serão mais valorizadas, assim como a humildade para aprender sempre e as competências de comunicação”, pontuou.

Transformação no modelo de negócios

Ana Hofmann, que lidera a área de parcerias estratégicas para a transformação digital na Microsoft Brasil e também Membro da Knowledge Associates – Cambridge Institution, observou que a chamada transformação digital vai além das tecnologias ou da automação. “Ela passa por uma mudança no comportamento organizacional, impacta em transformações no modelo de negócios, em discussões sobre o propósito, na construção de relacionamentos baseados na confiança e no reconhecimento da jornada de aprendizado”, destacou.

Respeito às diferenças

Glenda Moreira, Head de diversidade LATAM da Novartis, destacou que a confiança é um ponto fundamental na transformação digital e cultural das empresas. “Estamos discutindo fortemente a necessidade de as pessoas terem condições delas serem quem realmente são dentro das organizações, na possibilidade de a pessoa ser respeitada com todas as suas características, sem precisar fingir, respeitando-se as diferenças”, ressaltou.

Revisão das estratégias

Já Claudia Elisa Soares, conselheira administrativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da Even, ponderou sobre a necessidade de adequação das práticas das grandes empresas para a realidade das MPEs, que precisam rever suas estratégias de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, programas de incentivo e os sistemas de avaliação de desempenho. “A estratégia precisa ser muito bem comunicada pela empresa como um todo. A inovação permite que trabalhemos de uma maneira mais produtiva e tem transformado os subsistemas de gestão de RH. Hoje, estamos discutindo o equilíbrio entre os mundos online e presencial”, ponderou.

Pessoas hiperconectadas

Para finalizar o painel, Anderson Godz, fundador da Gonew.Co, investidor, conselheiro de administração e advisor para nova economia, avaliou que a pandemia mostrou a importância das empresas aprenderem a trabalhar em um cenário de escassez de recursos, de apostar na agilidade e na troca de experiências e colaboração nas comunidades, até mesmo para identificar janelas de oportunidades. “Para mim, o trabalho não é remoto. Estamos na era do hiperativismo, de milhões de pessoas hiperconectadas que nos levam a ter relações de trabalho absolutamente diferentes”, pontuou.

Clique aqui para assister o conteúdo completo deste webinar.