14/12/2017
A Vtex, principal multinacional latino-americana de cloud commerce, anunciou a compra da startup Xtech Commerce, plataforma de e-commerce para PMEs, por R$ 14 milhões. O objetivo da aquisição é unificar, junto com a Loja Integrada, a divisão de Small and Medium Business da Vtex em uma atuação global. A partir de agora, Alfredo Soares passa a ser Co-Head Global SMB da companhia ao lado do também sócio, Breno Nogueira.
"Nossa empresa atende 30% das companhias mais valiosas do mundo, mas entende que a cauda longa é fundamental para o ecossistema de lojas virtuais. Nosso principal objetivo com a união é criar a melhor solução do mundo para pequenos e médios lojistas e a Xtech possui tanto o time e a cultura que buscamos", ressalta Mariano Gomide Faria, fundador e Co-CEO da Vtex.
Com a fusão da Xtech com a Loja Integrada, a divisão de SMB da Vtex passa a contar com mais de 26 mil lojas ativas, que juntas transacionam aproximadamente um bilhão de reais por ano.
O objetivo da fusão é, além da consolidação da Vtex no mercado nacional, ampliar a oferta da solução omnichannel para pequenas e médias empresas na América Latina e, na sequência, nos mercados norte-americano e europeu. Atualmente, a Vtex já atende marcas como Walmart, Disney, Boticário, Coca-Cola e Avon, além de ter outras 2 mil lojas espalhadas em 27 países.
"Nos sentimos muito honrado de sermos adquirido por um dos maiores players globais neste segmento, pois comprova o trabalho de qualidade que estamos fazendo junto com nosso time nos últimos três anos. Passamos por muitas dificuldades, e me orgulho em dizer que mesmo sem ajuda financeira de investidores, conseguimos revolucionar o mercado de lojas virtuais PMEs, e ser uma das poucas empresas bem sucedida do setor de tecnologia que não recebeu capital. Agora o desafio é unificar a oferta para esse tipo de empresa em escala global.", afirma Alfredo Soares, Co-Head Global SMB da companhia e ex CEO da Xtech Commerce.
A Xtech Commerce cresceu 200% em 2017 e, atualmente, conta com mais de 45 mil lojas criadas, que juntas são responsáveis por um faturamento anual acima de R$ 200 milhões. A marca começou suas operações criando 35 lojas e hoje já passa de 160 e-commerces sendo abertos diariamente pela plataforma. A meta da empresa para o próximo ano é manter o crescimento acelerado, investir em produto e iniciar o processo de internacionalização.