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Vantagens do uso da tecnologia na gestão de trade marketing

21/12/2015

Solução desenvolvida pela Involves já é exportada para vários países
 
Focada na gestão de trade marketing, a catarinense Involves, que é responsável pelo desenvolvimento do Agile Promoter, plataforma de gestão de trade marketing e merchandising em tempo real utilizada por empresas que atuam em segmentos como alimentos e bebidas, eletroeletrônicos, informática e cosméticos, já cresceu mais de 150% nos últimos 9 meses, ao oferecer uma tecnologia inovadora para o segmento.
 
O Agile Promoter (http://www.agilepromoter.com/pt) é uma tecnologia que auxilia indústria, atacado e varejo na gestão do ponto de venda. Seu foco é na gestão integrada de operações de merchandising e trade marketing, monitoramento e controle de equipe e ações no PDV. A solução se destaca por otimizar os recursos no trade marketing, por meio da roteirização inteligente com mapas, por exemplo, monitoramento e controle da equipe de campo e acompanhamento de performance em tempo real, além proporcionar o aumento da proximidade com a equipe de campo e favorecer a flexibilidade e comunicação integrada.
 
“Trata-se de uma solução em cloud, com alta disponibilidade e segurança da infraestrutura de hardware, com melhoria continua por meio de um portal de open innovation, o Involva-se, que promove a inovação de acordo com as demandas dos clientes”, explica André Krummenauer, administrador e um dos sócios da Involves.
 
Segundo Krummenauer a tecnologia opera no modelo SaaS, permitindo que as organizações contratem a quantidade exata que a empresa necessita, e gerenciem o licenciamento do software com autonomia, de acordo com as demandas de uso.
 
A plataforma é ainda um case de sucesso na exportação de software nacional. Depois de levar o software Agile Promoter para a gestão de equipes em trade marketing em países como Argentina, México, Chile, Peru e Colômbia, a Involves, o programa chegou, recentemente, ao varejo em Angola, na costa ocidental da África, por meio da agência especializada em trade marketing Pop Merchandising, de Luanda.
 
“As demandas deles são as mesmas das do mercado brasileiro: monitoramento e controle de equipe, com posicionamento em tempo real via GPS, gestão da execução no PDV, com leitura de espaço em gôndola, preços, estoque e ações promocionais, por exemplo, além do acompanhamento de ações da concorrência”, finaliza Guilherme Coan Hobold, diretor de Customer Success da Involves. 
 
Confira os cases da Biocapilar e da L’Oréal
 
Cliente: Biocapilar, uma das distribuidoras dos produtos da marca BioExtratus
Problemas: controle da equipe de merchandising, monitoramento do ponto de venda (PDV) e visibilidade das informações recolhidas pelos promotores da própria distribuidora.
Solução: O Agile Promoter permite um acompanhamento de visitas bem estruturado, por meio de comprovação com GPS e fotografia. Além disso, a ferramenta é de fácil utilização, com uma interface amigável e moderna. A tecnologia ainda faz o controle de despesas e quilometragem da equipe de campo e oferece o ponto eletrônico, no qual é possível verificar a jornada de trabalho de cada promotor. Gestores da distribuidora conseguem verificar em tempo real as informações sobre o produto. “Com o uso do Agile Promoter conseguimos coletar informações importantes para o acompanhamento e o crescimento da BioExtratus em nossa área de atuação”, avalia Demóstenes Martins, gerente administrativo da BioCapilar. A BioCapilar utiliza o Agile Promoter desde novembro de 2013.
 
Cliente: L’Oréal, uma das líderes de mercado entre as empresas de beleza no Brasil
Problemas: motivação, produtividade, desafio de aumento de vendas
Solução: A parceria entre as empresas começou no primeiro semestre de 2014, e a ferramenta passou a ser utilizada na Divisão de Produtos de Grande Público (DPGP), a partir de setembro em um projeto piloto para Rio de Janeiro e São Paulo, que logo foi expandido para todos os usuários do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Por meio de uma análise do uso e uma pesquisa de satisfação, a L’Oréal constatou uma otimização de 80% no tempo para coletar gastos dos promotores nos pontos de venda. Esse ganho de agilidade aumentou a produtividade e gerou motivação na equipe, o que se reflete em aumentos de vendas e market share para a companhia. “Hoje temos uma visibilidade muito maior de todas as ações do campo, sejam nossas ou dos concorrentes, e isso é traduzido em melhores estratégias por nossas equipes de marketing”, conta o gerente de projetos da L’Oréal, Bruno Gross. Cerca de 400 usuários utilizam o Agile Promoter dentro da L’Oréal, que possui no planejamento dobrar esse número em um futuro próximo, com a expansão para as demais áreas de atuação no país.