26/11/2013
A USP recebe nos dias 28 29 e 30 de novembro a terceira edição do Festival Games for Change. O tema do evento, organizado pela Cidade do Conhecimento da USP, é a sustentabilidade. A programação inclui seminários com a presença de especialistas nacionais e internacionais no assunto, debates, lançamentos de jogos, concurso e uma oficina de games. A expectativa da organização é reunir mais de mil pessoas durante os três dias.
“Games são objetos complexos, interdisciplinares e transmidiáticos. Seu impacto tem sido crescente, especialmente em áreas tidas como alheias ao entretenimento como educação, cultura, saúde, meio ambiente, segurança e defesa. O festival é uma referência única na América Latina para quem está atento à gamificação”, afirma Gilson Schwartz, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e diretor para a América Latina da rede Games for Change, responsável pelo evento no Brasil
Serão realizadas, em média, quatro mesas-redondas por dia, entre palestras e debates. “A ideia é apresentar uma visão estratégica dos games na transformação da sociedade contemporânea. Vamos discutir quais os impactos que eles provocam em diversas áreas, como têm sido explorados na educação, a relação entre games e mudanças de paradigma na produção e consumo de tecnologia, entre outros pontos”, diz Schwartz. O público-alvo é formado por professores, pesquisadores, game designers e ativistas.
No segundo e no terceiro dia, haverá o game Jam, um concurso de desenvolvimento de games em que os participantes terão até 48 horas para criar seus jogos com temas ligados à sustentabilidade. Aos interessados, o regulamento do concurso e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do evento (www.gamesforchange.org.br). Os vencedores receberão como prêmio convite para participar das próximas edições internacionais do Festival Games for Change, realizadas em Paris e Nova Iorque, no ano de 2014.
Todo o evento será transmitido em tempo real pela internet, pelo site do evento. “É, sem dúvida, uma oportunidade única para ficar atualizado na teoria, na prática e na vivência sobre os impactos dos games na sociedade”, conclui Schwartz. A realização do Games for Change no Brasil é feita em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e o Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da Faculdade de Economia e Administração da USP.
No evento, será lançado no Brasil o game austríaco Ludwig, uma aventura no mundo da física de energias e da robótica. O desenvolvedor do game patrocinado pelo Ministério da Educação da Áustria e pela Prefeitura de Viena, Jörg Hofstätter, estará presente e fará uma das palestras.