Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

UniCEUB atualiza seu parque tecnológico com apoio da Brasoftware

18/02/2020

Para uma maior produtividade de seus funcionários e maior assertividade de seus processos, instituição migrou seus projetos e atualizou sua plataforma de gerenciamento de códigos fontes

O UniCEUB, referência de ensino superior da região Centro-Oeste há mais de 50 anos, contou com o apoio da Brasoftware, na atualização da sua plataforma responsável pelo gerenciamento de códigos fontes e colaboração, o Team Foundation Server 2012 (TFS), para a solução mais atual da Microsoft, o Azure DevOps Server.

Segundo Sérgio Cozzetti, Gerente de Desenvolvimento do UniCEUB, a atualização da solução era necessária uma vez que o sistema utilizado demandava esforços na administração, e, portanto, um número maior de profissionais e um maior tempo gasto para o gerenciamento e manutenção. Enquanto a nova solução dentro do Azure, garante um aumento considerável na produtividade, o que possibilitava que os funcionários focassem em outras funções voltadas ao desenvolvimento de software, sem que houvesse a preocupação em lidar com questões ligadas à performance, administração e disponibilidade de servidores. "Em média, usando o modelo mais antigo da plataforma, as atualizações demoravam cerca de 40 horas para atualizarem os nossos códigos, o que acabava por afetar a nossa produtividade. Com o Azure DevOps, o processo todo leva em torno de 8 horas. São 32 horas que ganhamos para nos dedicarmos a outras prioridades", contou.

O projeto de migração levou apenas um mês para ser concluído e foram migrados para o Azure 12 ambientes de produção da instituição. "O processo inteiro correu muito bem. A implementação do Azure DevOps Server foi feita com muita agilidade e sem impacto no cronograma dos projetos da UniCEUB e ainda, durante o projeto incluímos o acesso a serviços de suporte da Microsoft já cobertos dentro do contrato do cliente", completa George Lacerda, Gerente de Serviços da Brasoftware.

Além disso, a Brasoftware também se responsabilizou em treinar turmas de profissionais do UniCEUB quanto as funcionalidades da nova versão da ferramenta. Ao todo, o workshop oferecido durou 8 horas com três turmas divididas em arquitetos, desenvolvedores e gerentes. "O treinamento solucionou todas as dúvidas quanto a solução implementada. O que contribuiu para isso também foi o fato da ferramenta ter uma infraestrutura mais intuitiva, o que permitiu todos que já estavam acostumados com o software mais antigo a se adaptarem rapidamente", concluiu Cozzetti.

Para os próximos passos, o UniCEUB adianta que está planejando junto a Brasoftware melhorias no setor de automação de testes devido ao grande número de processos seletivos realizados na instituição e a necessidade de desenvolver uma maneira de otimizar esses procedimentos. "Estamos empolgados com esse novo desafio, uma vez que dispomos em nosso portfólio, uma série de soluções como as de Inteligência artificial, RPA entre outras, que ajudam nossos clientes a serem mais produtivos e muitas vezes atingindo melhores resultados em seus negócios, finalizou Lacerda.