A recomendação internacional do modelo de referência arquitetônico para dispositivos de aplicações da IoT (ITU-T Y.4460 - Architectural reference model of devices for IoT applications, em inglês) foi aprovada na reunião de abril da Comissão de Estudos 20 - "Internet das Coisas, Comunidades e Cidades Inteligentes", do setor de normatização da União Internacional de Telecomunicações (UIT), realizada em Genebra (Suíça). A recomendação foi proposta e coordenada pelo Brasil em 2018, conforme você pode acompanhar nesta
entrevista exclusiva publicada em nosso portal.
A Anatel, na função de coordenadora da representação do Brasil em discussões internacionais de telecomunicações por meio das Comissões Brasileiras de Comunicação (CBC), trabalhou na articulação com os agentes nacionais envolvidos na iniciativa e na negociação com os demais membros da UIT-T para a aprovação da recomendação.
O documento define uma
classificação dos dispositivos de IoT (Internet das Coisas, do inglês Internet of Things, IoT), baseado nas capacidades de processamento e conectividade. A partir da correlação das capacidades, são definidos os modelos de referência com os requisitos para as arquiteturas de software de cada uma das classes de dispositivos.
Werter Padilha, Coordenador do Comitê de IoT da ABES, que representou a associação e integrou a comitiva que foi à reunião em 2018, avalia que “o reconhecimento é um endosso conferido por mais 190 nações e centenas de empresas, após diálogo e ajustes. Tive o privilégio de acompanhar esta jornada e compreender mais de perto o valor de se obter esta aprovação. E ainda temos duas outras recomendações em avaliação: a
proposta de smart farming e do nosso plano nacional como benchmarking internacional”.
Ação internacional
A recomendação foi proposta e coordenada pelo Brasil e é o primeiro fruto na área internacional de normatização da colaboração entre o governo brasileiro (Anatel e MCTIC), o setor privado (Instituto Cesar e Eldorado) e a academia
(Inatel).
O trabalho se iniciou nas discussões da Câmara de IoT, iniciativa coordenada pelo MCTIC, com participação de membros do setor público, privado e academia, e tem, entre seus objetivos, fomentar o ecossistema de IoT no Brasil.
A UIT é a agência especializada da ONU em telecomunicações. O setor de normatização da instituição (UIT-T) conta hoje com cerca de 190 países e mais de 700 empresas entre seus membros. Para que uma recomendação seja aprovada é necessário que haja o “de acordo” de todos os membros. O documento vai agora para revisão editorial e em seguida estará disponível gratuitamente nos seis idiomas oficiais da UIT.
Interessados em participar das discussões sobre IoT na UIT, ou em outras discussões sobre normatização internacional de telecomunicações, podem entrar em contato com a Secretaria Executiva da CBC3 por meio do e-mail:
secbc3@anatel.gov.br .