05/12/2019
Desenvolvido e implementado pela Seal Telecom, solução de captura, edição, automação, transcrição e indexação de áudio e vídeo nas sessões de julgamento, projeto é reconhecido como o melhor no Prêmio PMI Bahia Melhores do Ano
Há três anos, quando iniciou suas atividades na Coordenação de Gravações e Registros, vinculada à Secretaria Judiciária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), a servidora Ive Alencar percebeu que era preciso iniciar um programa de modernização do registro das sessões de julgamento do 2º. grau, uma vez que em comparação com outros tribunais do Brasil os equipamentos utilizados estavam ultrapassados e não eram mais eficientes para o momento atual.
Por conta disso, o TJBA abriu licitação e a Seal Telecom, integradora de soluções para a transformação da justiça, foi a ganhadora para desenvolver e implementar o projeto de automação.
Agilidade: de três meses para 72 horas
“Com a implementação do sistema da SEAL Telecom, conseguimos obter, após publicação do evento, um resumo do que aconteceu em cada sessão, através da indexação, bem como identificar qualquer processo julgado por meio de seu número. A edição do áudio que era feita por vezes em cinco horas, hoje, é realizada em dois minutos. Antes do sistema Conecta, trabalhávamos com notas taquigráficas e lidávamos com a escassez de mão de obra e a demora na execução das tarefas. O Tribunal Pleno, por exemplo, demorava cerca de três meses para ser transcrito. Agora, conseguimos entregar o pedido em, no máximo, 72 horas. É um grande avanço para o tribunal e para os jurisdicionados baianos, pois agora conseguem assistir ao vivo às sessões de julgamento e ter acesso ao áudio e vídeo, quando quiser ”, explica Ive Alencar.
A modernização nos julgamentos levou o TJBA a ganhar o Prêmio PMI Bahia Melhores do Ano, na categoria melhor projeto, que teve como gerente a PMP (Gerente Profissional de Projetos), Nildete Gavazza, também premiada pela condução do projeto. “Esse reconhecimento, sem dúvida, se deve à implementação do Conecta junto com a automação do sistema completo e aos profissionais da empresa sempre dispostos a ajudar, dando o suporte necessário mesmo de longe, ao trabalho diário e árduo dos servidores que abraçaram o projeto e se adaptaram ao novo e ao apoio incondicional da SEJUD e Presidência do TJBA”, acrescenta a coordenadora.
Ive conta que quanto mais intimidade os servidores estabelecem com a tecnologia implementada, mais ganhos obtém. “Para facilitar o trabalho das secretarias das câmaras e advogados, conseguimos colocar cronômetros para que eles possam saber quanto tempo tem disponível e, assim, administrar as sustentações orais”, explica.
Automação dos processos
“O Seal Conecta vem sendo desenvolvido há mais de uma década a fim de facilitar a rotina da justiça. “Muito antes do CNJ regulamentar e incentivar a gravação digital de audiências através de áudio e vídeo, já estamos desenvolvendo e implantando sistemas Seal Conecta nos mais importantes tribunais do Brasil e, estes, estão transformando digitalmente a justiça brasileira”, explica Alexandre Novakoski, VP of RTD Solutions for Digital Transformation da Seal Telecom.
“Cada ano investimos mais em P&D de soluções por meio de nosso escritório criativo que tem a missão de imaginar, criar e desenvolver as soluções para o futuro da justiça brasileira. Tudo isso faz com que o Seal Conecta seja, hoje, considerado a solução mais moderna do mundo para gravação, indexação, armazenamento, transcrição e distribuição de audiências”, complementa.
Com fácil integração com todos os bancos de dados e sistemas judiciais eletrônicos, o software conta com oito módulos que podem atender às mais específicas necessidades da justiça brasileira. Dentre elas está a distribuição de gravações para acessos restrito, a realização de audiência à distância por meio de videoconferências, ou até mesmo a transcrição automática de áudio para texto.
Além disso, o Seal Conecta possui uma interface moderna de fácil utilização, permitindo a gravação dos vídeos em diversos formatos, podendo também ser acessado remotamente, via internet.
Segurança
O Seal Conecta foi desenvolvido para ser utilizado em ambiente de missão crítica, fazendo com que a atividade fim de qualquer tribunal ou delegacia seja executada sem falhas e interrupções. Além disso, a sua arquitetura foi criada para que propicie alta segurança às gravações, anexando-as a um certificado digital contra violação e permitindo que o armazenamento seja realizado em infraestrutura de armazenamento próprio no local da gravação, em gravação centralizada, em armazenamento na nuvem ou nas três opções simultaneamente.
A captura e a gravação digital fornecidas pelo Seal Conecta são fundamentais para a agilidade da justiça e para o acesso à informação. E para garantir que a solução esteja sempre em operação plena, a Seal Telecom também disponibiliza todo o suporte necessário, incluindo, consultoria de implantação, NOC de monitoramento, atualizações e evoluções contínuas no sistema e manutenções preventivas e corretivas com ação imediata 24x7.
Atualmente, o Seal Conecta está nas as entidades de justiça mais importantes do Brasil como Supremo Tribunal Federal (STF), Ministério Público Federal (PGR/MPF), Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF4), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJSC), Tribunal Regional Federal da 2º Região (TRF2), entre outros.