A Totvs, por meio do seu laboratório de inovação no Vale do Silício, o Totvs Labs, que passou a atuar como uma incubadora de empresas de tecnologias disruptivas, divulgou o resultado do trabalho conjunto realizado com a DNA Shopper, startup brasileira de mobilidade para o Varejo. A iniciativa oferecerá ao setor uma solução completa de Beacons, tecnologia de microlocalização, que visa revolucionar a experiência do consumidor: o Totvs Locl.
A Totvs Labs vem testando os Beacons há um ano, tendo avaliado, inclusive, os benefícios da interação da ferramenta com diferentes dispositivos móveis. Porém, para oferecer a tecnologia ao mercado brasileiro, buscou um parceiro local, que, assim como a empresa, tivesse uma visão similar sobre as necessidades do setor no País. A DNA Shopper, por sua vez, procurava uma organização com profundo conhecimento do segmento e credibilidade, como a Totvs. A colaboração entre as companhias acelerou o desenvolvimento da ferramenta.
Os sensores de microlocalização existentes nos Beacons possibilitam a interação das pessoas com o mundo real por meio de dispositivos móveis, como smartphones e smartwatches, conferindo vida aos objetos e transformando-os em poderosas fontes de informação para empresas de diferentes setores da indústria. Com a tecnologia, as organizações podem enviar uma mensagem com dicas ou informações sobre um produto visualizado pelo cliente e, até mesmo, um cupom de desconto. Para isso, o usuário precisa ter instalado no dispositivo um aplicativo que permita essa interação.
“A velocidade com que as novidades são desenvolvidas e oferecidas ao mercado é fundamental frente ao dinamismo do setor de Tecnologia da Informação. Por isso, cada vez mais, as empresas têm estabelecido parcerias em busca de um objetivo comum: acelerar a oferta de ferramentas inovadoras,” informa Mário Almeida, fundador e CEO da DNA Shopper.
“A aliança com a DNA Shopper é a primeira da modalidade na companhia. Por meio do laboratório de inovação, vamos incubar empresas de tecnologias disruptivas visando desenvolver, de forma colaborativa, soluções aderentes às novas demandas do mercado”, afirma Vicente Goetten, diretor da Totvs Labs.
O resultado da aliança é uma solução completa de Beacons para o varejo, que inclui a ferramenta de microlocalização, que será instalada em produtos ou em um departamento específico, uma plataforma web para elaboração e gestão de campanhas e um aplicativo para dispositivos móveis.
Com a tecnologia, as companhias terão acesso a uma infinidade de dados que, hoje, são privilégio do e-commerce. Será possível enviar recomendações e interagir com os clientes no mundo off-line com base em seus dados de navegação, possibilitando, por exemplo, a oferta de um cupom de desconto ao consumidor que visualizou determinado produto no e-commerce e foi à loja física para prová-lo. Ou, ainda, apresentar informações importantes para o cliente que estiver próximo a um produto ou um departamento, de acordo com a estratégia adotada pela varejista.
“Um dos desafios para a expansão da tecnologia é a necessidade dos consumidores determinarem quais companhias poderão acessar seus dados e se comunicar com eles. Ultrapassada essa barreira, as empresas do mundo físico poderão extrair informações relevantes e proporcionar uma experiência única e inesquecível aos consumidores, que provavelmente se tornarão clientes assíduos de sua marca e produtos. Estamos desta forma trazendo a Internet das Coisas (IoT) de forma prática para nossos clientes”, finaliza Goetten.
A solução de Beacons desenvolvida pela Totvs em parceria com a DNA Shopper já conta com dois projetos pilotos no Brasil. Disponível para Android e IOS, e a partir de junho para Apple Watch, o aplicativo pode ser customizado conforme as necessidades do cliente e, caso o varejista já possua um, poderá integrá-lo às demais funcionalidades da solução por meio de API’s. Para adquiri-la, basta entrar em contato pelo email
apps@dnashopper.com.br.