28/11/2016
Farmacêutica é a primeira na América Latina a usar computação cognitiva da IBM em pesquisa de produtos para cuidados com a pele
A TheraSkin, uma indústria farmacêutica brasileira especializada e referência em dermatologia em todo o País, é a primeira empresa da América Latina a utilizar a solução IBM Watson for Drug Discovery. A utilização da plataforma de computação cognitiva visa auxiliar a área PD&I no desenvolvimento de produtos que proporcionem ao mercado soluções cada vez mais eficientes, inovadoras e capazes de atender os anseios da comunidade médica e seus consumidores.
O Watson for Drug Discovery é uma solução IBM hospedada na nuvem que utiliza a computação cognitiva para disponibilizar visualizações dinâmicas e classificações de pesquisas da área clínica. Esta análise é baseada em evidências extraídas dos mais recentes artigos científicos, periódicos médicos, livros e registro de patentes. A tecnologia de inteligência artificial auxilia cientistas a identificarem relações entre genes, proteínas e medicamentos relacionados às doenças em estudo, agilizando o processo de novas descobertas científicas.
“Com a integração do Watson ao nosso time de PD&I, por meio da sua Inteligência Cognitiva, seremos capazes de avaliar milhares de documentos e literaturas em um intervalo de tempo que nos meios tradicionais seria impossível, bem como gerar novas hipóteses de pesquisa com grande capacidade preditiv”, avalia o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da TheraSkin, Deli Oliveira.
O Brasil possui um cenário bastante oportuno e desafiador na inovação em produtos para pele, especialmente por conta da grande mistura de etnias presentes no País e também por seu perfil tropical. “Em apenas 2 meses de utilização do Watson for Drug Discovery já evidenciamos que ele reúne um grande número de conhecimentos que podem ser absorvidos na forma de novas ideias para superar estes desafios. A nossa intenção também é respaldar muitos projetos que estão em fase inicial, consolidar outros em andamento e tornar possível trilhas diferenciadas e ágeis no desenvolvimento de produtos longe daquilo que é óbvio, algo que em Pesquisa pode ser uma grande oportunidade de negócio para as empresas”, completa Oliveira.
A plataforma Watson for Drug Discovery faz parte do portfólio de serviços da unidade global de negócios IBM Watson Health, que foi lançada em abril de 2015, e possui a proposta de melhorar a assistência ao paciente por meio de projetos com computação cognitiva. “Na área da saúde, a computação cognitiva dá suporte a profissionais – sejam médicos, cientistas ou empresas – para que suas decisões sejam cada vez mais baseadas em dados científicos e por fim, mais precisas”, ressalta o líder da unidade IBM Watson Health no Brasil, Eduardo Cipriani.