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Terceirização impulsiona mercado de software brasileiro

08/09/2015

O mercado brasileiro de desenvolvimento de software e serviços de TI cresce acelerado, apoiado na terceirização de atividades realizadas in house para empresas da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (IBSS). “As demandas de TI não param e se tornam cada vez mais necessárias, levando as empresas a perceberem que o apoio de fornecedores externos pode contribuir para agilizar o seu processo de informatização. Além disso, elas precisam focar nos seus negócios, reduzindo custos desnecessários provenientes da manutenção de um departamento próprio de TI”, afirma Ruben Delgado, presidente da Softex e coordenador do seminário “Competitividade Global das Empresas Brasileiras de TI”, durante o Rio Info 2015, que acontece de 15 a 17 de setembro, em São Conrado, Rio de Janeiro.
 
Segundo dados do IBGE, durante o período 2007 a 2012, a receita líquida da IBSS cresceu, em média, 8% ao ano. A partir destes dados, a área de inteligência da Softex estima que, em 2014, a receita líquida da indústria chegou à casa de R$ 100 bilhões. “No âmbito da IBSS, as atividades de suporte técnico/manutenção de TI e de desenvolvimento de portais e oferta de informações para a Internet são as que vêm apresentando maior crescimento ao longo dos últimos anos”.
 
Segundo Ruben, o crescimento da indústria também está relacionado à tendência natural de informatização de um número cada vez maior de pequenas e médias empresas. “O surgimento de novos modelos de negócios, impulsionado pelo cenário da mobilidade e advento da computação em nuvem, com a adoção de soluções do tipo SaaS (Software as a Service), facilitam o processo de informatização das pequenas. O mercado B2C também tem crescido, embalado pelo fascínio que as novas tecnologias exercem sobre as pessoas, especialmente os mais jovens. Um número cada vez maior acessa apps e serviços através de celulares e de outros dispositivos móveis”.
 
A exportação de softwares e serviços de TI brasileiros também cresceu. Em 2007, eram 149 empresas. O número chegou a 273, em 2012. A área de inteligência da Softex estima que, em 2014, a indústria contava com 315 empresas exportadoras. A receita também cresce ano a ano. Em 2007, o faturamento líquido com exportações foi de R$ 3,6 bilhões, aumentando para R$ 4,1 bilhões, em 2012 (dados PAS/IBGE, a preços de 2013). Para 2014, a Softex estima que o valor exportado chegue mais próximo à casa dos R$ 5 bilhões, representando algo em torno de 4,5% do total da receita do setor.
 
Desafios e oportunidades
 
As novas tecnologias, incluindo big data, computação em nuvem, mobilidade e redes sociais, trazem uma série de oportunidades, mas também colocam um grande desafio: a necessidade de as empresas do setor repensarem os seus negócios, reverem o seu portfólio de produtos e serviços, avaliarem as suas parcerias com outras empresas do setor, com fornecedores e clientes. “O cenário é de mudança de paradigma, mudança no jeito como as pessoas vivem e trabalham e utilizam a TI. Nossas empresas têm de estar atentas a este movimento”.
 
Para que o setor continue a crescer e acompanhe o cenário de rápidas mudanças, outra importante dificuldade do setor que precisa enfrentar refere-se à formação de recursos humanos. Ss pequenas empresas, que compõem a maior parte da indústria nacional de software e serviços de TI, têm como vantagem a fácil adaptação a novos cenários, mas precisam apostar em novas oportunidades do mercado em parceria com as grandes. “Elas precisam ganhar musculatura e ampliar a sua área de atuação, em geral, ainda muito focada em mercados locais e pequenos negócios. Alternativa ao crescimento seria a sua organização em consórcios ou outros arranjos empresariais, em busca de combinar produtos próprios com os de parceiras, permitindo a oferta de serviços fim-a-fim para os clientes, em geral de grande porte”, finaliza Delgado.
 
Para avaliar o potencial de internacionalização da indústria, a Softex utiliza uma metodologia que considera fatores diversos: resultados comerciais, conhecimento acumulado, atitude frente ao mercado externo e capacidade de operacionalização. A metodologia foi aplicada em empresas participantes do Projeto Setorial Softex/Apex-Brasil e os resultados estão em fase de avaliação.
 
 
SERVIÇO:
Rio Info 2015 – 13º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios
Data: 15 a 17 de setembro
Local: Hotel Royal Tulip, Rua Aquarela do Brasil 75, São Conrado, Rio de Janeiro.
Informações e inscrições: www.rioinfo.com.br