Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Ter o foco do cliente é caminhar lado a lado

16/05/2014

Por Carlênio Castelo Branco, CEO da Senior

Apenas ouvir o cliente não necessariamente nos diferencia frente a concorrência, se não tivermos a habilidade de traduzir o que ele nos diz. Saber o que o cliente deseja não significa entregar o que ele realmente precisa. É por isso que acredito que quando fornecedores e clientes caminham lado a lado, o planejamento alinhado contribui para o crescimento de todos.
 
É assim que o conceito foco DO cliente trabalha: em vez de nos posicionarmos frente a frente com o cliente - que nos permite enxergar apenas o que está atrás dele, mantendo às nossas costas o que o cliente vê - ficamos ao seu lado. Essa postura nos dá a mesma perspectiva do cliente e permite olhar na mesma direção.                                            Carlênio Castelo Branco*
 
Cada um de nós tem um jeito de ser e coleciona peculiaridades e preferências que nos distinguem e nos diferenciam das outras pessoas. No mundo corporativo é semelhante: cada empreendimento apresenta características próprias que ora se norteiam pela economia ora pelos valores de cada corporação. A soma desses detalhes é o que torna cada negócio único e a tarefa de perpetuar essa essência envolve os esforços dos fornecedores.
 
O cliente hoje é um ser em constante transformação num mundo que lhe oferece múltiplas opções. Trabalhar de forma integrada com projetos de cocriação, entender o negócio do cliente, customizar soluções, repassar conhecimento são exemplos de ações que permitem uma caminhada compartilhada e a manutenção de relações significativas entre fornecedores e clientes.
 
Pensar dessa forma é evoluir. Na Senior, estamos em constante evolução. Para começar o ano, por exemplo, não apenas lançamos desafios e informamos onde queremos chegar. Nós reunimos nossos canais de distribuição num evento único e integrado para alinhar como as ações definidas no nosso planejamento estratégico serão executadas durante o ano. E isso significa trabalhar junto, da mesma maneira que revitalizamos nossos sistemas, por meio de projetos de cocriação, para atender clientes específicos.
 
Dificilmente uma empresa sozinha é capaz de solucionar todos os seus problemas, é preciso competências complementares. Competências que são encontradas nos fornecedores. Quando há envolvimento e a preocupação em enxergar com os olhos do cliente, cria-se um vínculo de lealdade, o que faz com que o cliente acredite nas boas intenções do fornecedor para com o seu negócio e perceba que mais do que vender, o objetivo é agregar valor.
 
Foco DO cliente é trabalho de futuro. É pensar que o fornecedor vai influenciar positivamente no cliente porque coopera com seu negócio, aprende com ele e se permite transmitir conhecimento também. Entre empresas, a moeda de troca passa ser mais do que produtos ou serviços, passa a ser competências empresariais. Isso é ganha-ganha. Isso é acreditar, é caminhar lado a lado, mesmo que cada pessoa só consiga olhar o mundo do seu próprio jeito, com sua própria lente. Quando unimos diferentes olhares, ampliamos nossa visão de mundo e, com isso, aumentamos significativamente as chances de acertar nas escolhas e nas entregas. Isso é foco DO cliente.
 
*Carlênio Castelo Branco é CEO da Senior, empresa 100% nacional e uma das maiores desenvolvedoras de software de gestão do Brasil.