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Tentativas de fraude superam 1 milhão no 1º semestre

03/08/2013

Foram 1.007.606 tentativas de fraude contra o consumidor no Brasil de janeiro a junho de 2013. A cada 15,5 segundos um consumidor brasileiro é vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio sob falsidade ideológica. Os dados fazem parte do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes. No primeiro semestre de 2012, foram 989.678 tentativas de fraudes e 963.631 em igual período de 2011.
 
O Indicador Serasa Experian mostra também que o setor de telefonia teve 400.913 tentativas de fraude contra o consumidor no primeiro semestre de 2013, o que representou 40% do total. O setor de serviços, que compreende seguradoras, construtoras, imobiliárias e serviços em geral (pacotes turísticos, salões de beleza etc.), vem em segundo lugar, com 320.711 tentativas de golpe, 32% do total ocorrido no período. Depois, aparecem no ranking: bancos e financeiras, com 191.567 (19%), e varejo,  com 78.428 tentativas de fraude, 8% do total.
 
A Serasa Experian aponta que estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos roubados. Com apenas uma carteira de identidade ou um CPF nas mãos de golpistas, dobra a probabilidade de ser vítima de uma fraude.
 
As principais tentativas de golpe apontadas pelo indicador da Serasa Experian são emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos, compra de celulares, abertura de contas, compra de automóveis e abertura empresas.