Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Telefônica Vivo adota o SCCM 2012, da Microsoft, com apoio da Brasoftware

19/01/2016

A Telefônica Vivo finalizou a implantação do System Center Configuration Manager 2012 (SCCM), da Microsoft, com o auxílio da Brasoftware, empresa provedora de soluções de tecnologia e uma das principais parceiras da Microsoft no Brasil. O projeto impactou positivamente todos os usuários, entre lojas Vivo e sedes administrativas da companhia, assim como todos os equipamentos, tanto desktops quanto laptops, entre outros dispositivos instalados nas lojas, como totens.
 
A implantação do projeto durou cerca de dois anos e está totalmente concluída, permitindo à Telefonica Vivo, controlar todo o parque tecnológico de microinformática da empresa. A Brasoftware coordenou a padronização da ferramenta de gestão de ativos das duas companhias, que recentemente se fundiram.
 
“O mercado considera 80% de controle uma ótima porcentagem. Mas, com o SCCM 2012, conseguimos controlar totalmente nossos equipamentos. Só não podemos considerar 100%, pois sempre há máquinas desligadas, funcionários ausentes ou de férias, ou seja, usuários não respondendo na rede. Mas hoje temos o controle de toda a rede, o que auxilia imensamente nosso trabalho”, disse Maria Teresa Ragone, Gerente da Divisão de Postos de Trabalho e Mobilidade da Vivo Telefônica, e também responsável pela coordenação do projeto.
 
Autonomia para os usuários
 
Um dos principais benefícios do SCCM 2012 é o Portal de Softwares, que já tem trazido resultados para a Telefonica Vivo. Com a ferramenta, foi criado um portal de autoatendimento para que os próprios usuários consigam fazer download e atualizações dos softwares homologados, sem a necessidade de abrir chamado à central com a intervenção de um service desk. “Com o Portal de Softwares, conseguimos reduzir cerca de 25% dos atendimentos nos primeiros meses e o auxílio da Brasoftware foi muito importante para o sucesso deste projeto”, destacou Maria Teresa.
 
Essa redução de atendimentos impactou positivamente nos custos para a empresa e permitiu também um ganho de agilidade na instalação e atualização do parque de desktops.
Com o SCCM 2012, o controle da rede ficou centralizado, as imagens do sistema operacional seguem um padrão e os relatórios podem ser customizados e compartilhados por toda a companhia. 
 
Os desafios
 
A nova solução foi implantada em meio ao processo de junção das duas grandes empresas - Vivo e Telefônica -, o que gerou alguns desafios adicionais, sobretudo com a unificação da telefonia fixa e móvel. Foi preciso redesenhar toda a arquitetura de rede, alterar a capacidade dos servidores e solucionar conflitos de IPs.
 
“A Vivo é oriunda da aquisição de diversas empresas. Essa última fusão com a Telefônica resultou na união da telefonia fixa e móvel. Quando falamos disso em termos de ambiente, estamos lidando com dois segmentos de redes diferentes, com conflitos de endereçamento. Nós unimos duas grandes empresas e nosso maior desafio era controlar esse parque heterogêneo com uma rede tão complexa”, completou Maria Teresa. 
 
O projeto
Com a junção das empresas, foi decidido unificar a ferramenta de gerenciamento para o SCCM 2012, a versão mais atualizada e principal do mercado – e que também é utilizado globalmente pela Telefônica. A primeira fase foi iniciada em dezembro de 2012 e se estendeu até março de 2013, quando o projeto foi paralisado para atualização da infraestrutura da Telefônica Vivo.
 
Na sequência, a Brasoftware coordenou a implantação da solução no ambiente da móvel e, na terceira fase, realizou a troca do SCCM versão 2007 para a de 2012, no ambiente da fixa. A partir desse momento, os ambientes foram equalizados para finalizar o projeto.
 
“Foi um projeto desafiador por conta da complexidade das empresas. São duas grandes estruturas, tanto da Vivo quanto da Telefônica, que aumentam ainda mais quando juntas. O projeto foi estratégico, pois foi possível reduzir custos, tempo e atendimentos. Foi um trabalho interessante no sentido de colaboração – houve um grande entrosamento dos dois times – Brasoftware e Telefônica Vivo. Trabalhamos muito bem em conjunto”, afirmou Elaine Fabem, gerente de Projetos da Brasoftware.