Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Startups brasileiras e finlandesas se conectam em busca por soluções na saúde

02/07/2019

A techtools ventures, firma de Venture Capital (VC) focada na gestão de participações e rede de inovação em hospitais, assiou um acordo de cooperação institucional com a Business Finland, organização de promoção do comércio, investimento e turismo e de financiamento público da inovação vinculada ao Ministério de Assuntos Econômicos e Emprego do governo finlandês. Por meio desta iniciativa as duas organizações começam a trabalhar em conjunto para promover a introdução e aceleração da adoção de inovações tecnológicas aplicadas ao setor de saúde, como inteligência artificial (IA), machine learning, telemedicina, data analytics e aumento do engajamento de pacientes.
 
Recentemente, uma delegação governamental e de negócios finlandesa esteve no Brasil com o objetivo de desenvolver relações neste mercado específico. Esta agenda contemplou uma visita à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde a techtools ventures está à frente de um Programa de Aceleração de Ida à Mercado na Área de Saúde cujo objetivo é fortalecer e estimular negócios que possuam soluções para os problemas do setor, conectando a indústria de saúde com startups em um ambiente que favorece a adoção de inovação em hospitais.
 
Nesta ocasião, iniciou-se ainda um mapeamento de oportunidades comerciais para as mais de 220 empresas finlandesas do setor de saúde, em suas áreas específicas para facilitar a condução de projetos pilotos que possam ser validados no Brasil e escalados globalmente. Estas healthtechs já fazem parte do banco de startups de saúde qualificadas da techtools ventures, que já conta com mais de 1.600 empresas de 38 países diferentes para aplicação de inovação sistêmica em saúde em uma rede de hospitais que deve atingir 200 parceiros até 2021.
 
Jeff Plentz, presidente da techtools ventures, destaca que o momento é favorável para que as healthtechs finlandesas possam validar suas soluções no mercado brasileiro. “Segundo estudo do International Finance Corporation (IFC), saúde é um dos mercados mais atraentes e promissores globalmente e, no Brasil, esta indústria deve atingir a marca de US$ 232 bilhões em 2021. Atualmente, o país possui o terceiro maior setor de saúde privado do mundo, o que representa um conjunto único de oportunidades para que startups internacionais possam validar suas soluções aqui. E, por se tratar de um acordo de cooperação mútua, nós disponibilizamos mais uma opção para as startups brasileiras de saúde que queiram se internacionalizar”, complementa Plentz ao acrescentar que o ecossistema de inovação em saúde no Brasil já conta com mais de 250 startups mapeadas.
 
Segundo Matti Landin, responsável pelo escritório da Business Finland no Brasil, a techtools ventures é o parceiro indicado para firmar este acordo, já que conta com mais de vinte anos de atuação no segmento de consultoria em tecnologia e se posicionou nos últimos anos como uma organização global de inovação de impacto. “Este acordo representa a facilitação da validação de soluções finlandesas no Brasil, promovendo o intercâmbio de soluções de saúde que possam contribuir com a redução de custos com saúde ao mesmo tempo que melhorar a entrega da qualidade assistencial aos brasileiros”, complementa Landin.