Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Startup inova em medicina com tecnologia Autodesk

24/03/2016
 

A solução da Autodesk Meshmixer tem sido usada para os mais variados propósitos, como no caso da 3DUX Medical Solutions, startup pioneira na América Latina na aplicação de tecnologias de modelagem e impressão 3D na medicina.
 
Tendo uma equipe formada por médicos e profissionais com conhecimento em engenharia e modelagem, a 3DUX desenvolve soluções para complementação diagnóstica e planejamento cirúrgico, contando com iniciativas em estágio inicial na área de bioengenharia. Além disso, a empresa, fundada há pouco mais de um ano, desenvolve peças e biomodelos 3D para treinamento de estudantes, médicos e outros profissionais da saúde, atendendo a universidades e cursos de especialização, que, antes, contavam quase que unicamente com banco de ossos e cadáveres para atender às suas necessidades.
 
A ideia de começar a trabalhar com modelagem e impressão em 3D veio da experiência em radiologia do médico Bruno Aragão, um dos sócios da 3DUX. Ele começou a notar que casos complexos poderiam ser compreendidos mais facilmente por meio da visualização em 3D de imagens de exames de radiologia.  Algumas características dos biomodelos 3D são muito interessantes, segundo Aragão, como a possibilidade de imprimir em materiais esterilizáveis, biocompatíveis e, inclusive, representar em cores estruturas anatômicas de interesse para o cirurgião, como um tumor.
 
“Com essa técnica é possível planejar e simular cirurgias ou mesmo criar uma ferramenta específica para um procedimento que necessite de uma abordagem mais complexa”, afirma o médico. De acordo com ele, o uso dessa tecnologia já evitou a retirada de um órgão inteiro atingido por um tumor, permitindo um procedimento menos agressivo para o paciente.
 
O uso do Meshmixer foi essencial para desenvolver esse tipo de solução, uma vez que se trata de um programa gratuito e de interface fácil de usar. “Trabalhamos com o Meshmixer pelas suas funcionalidades e pela sua interface amigável, o que é primordial para quem é especialista em saúde”, conclui.
 
Segundo Marcio Pinto, head de marketing da Autodesk Brasil, há pouca dúvida de que a evolução dessa tecnologia transformadora provocará uma nova era de fabricação personalizada. Neste sentido, a empresa enxerga e possibilita usar a criatividade para uma nova forma de projetar o futuro. “A Autodesk é muito mais que uma empresa de desenvolvimento de software, pois estimula a quebra de paradigmas na forma como estamos acostumados a produzir e pensar tecnologia”, diz o executivo.
 
O conhecimento técnico é o grande diferencial da empresa, que consegue traduzir até mesmo para um leigo informações detalhadas de determinada parte do corpo. O próximo passo da 3DUX, que tem como principais clientes médicos cirurgiões, é popularizar a técnica e aumentar a escala de produção para baratear o custo final de cada peça.
 
O futuro
 
Na visão da 3DUX, a impressão 3D será usada em maior escala no futuro. Algumas aplicações serão implantes de próteses customizadas e a própria bioimpressão, que tem se desenvolvido rapidamente nos últimos anos e deve levar em torno de 15 anos para se difundir.
 
“Sabemos que a bioimpressão é extremamente complexa por conta da estrutura de determinados órgãos. Porém, sabemos também que as empresas de tecnologia estão cada vez mais interessadas nesse setor e desenvolvendo soluções que antes pareciam inimagináveis”, afirma Aragão.
 
Uma dessas soluções é o recém-lançado Autodesk Within Medical, software de design generativo que otimiza a impressão 3D e resistência mecânica de implantes médicos para a indústria ortopédica. O software permite que os engenheiros biomédicos possam criar implantes ortopédicos com estruturas porosas que ajudam a conectar corretamente os implantes de osso (osseointegração) e promover o desenvolvimento dos vasos sanguíneos no tecido circundante (vascularização) para facilitar a cicatrização.