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Startup de geolocalização visa crescimento e mercado internacional

24/08/2015

goGeo é 50 vezes mais rápida que os concorrentes estrangeiros e cinco vezes mais barata
 
Desenvolver aplicações que exploram análise de tempo real com Big Data Geoespacial em um dia. Com esse objetivo em mente, Vagner Sacramento começou a desenvolver um projeto inovador que acabou por transformá-lo rapidamente em empresário e criador da goGeo. A solução fornece análise de grande volume de dados geolocalizados e, de acordo com os seus idealizadores, é capaz de competir com líderes do mercado global como ESRI/ArcGIS e Oracle Spatial, tendo como diferencial competitivo um custo cinco vezes menor e a capacidade de gerar resultados 50 vezes mais rápido que as outras plataformas tecnológicas do segmento geoespacial.
 
"De todos os dados de negócio gerados, 80% tem uma característica espacial - um endereço, um CEP -, mas identificamos que quanto maior o volume de dados maior é a limitação dos motores de geoprocessamento para gerar mapas com informações úteis sobre Inteligência Competitiva de Mercado ou Logística. Isto limita o potencial de inovação tecnológica da indústria de aplicações Geoespaciais, que é de 250 Bilhões de dólares, duas vezes maior que a indústria de videogame", explica Sacramento, CEO da goGeo.
 
A ideia de desenvolver uma solução para atender a este crescente mercado surgiu a partir de investigações iniciadas em 2006, que denotavam a limitação de performance dos motores de geoprocessamento das chamadas plataformas GIS (Geographical Information System), a base para o desenvolvimento de aplicações que exibem informações sobre um mapa digital, tal como Waze, Google Maps e Foursquare. Os dados incitaram a curiosidade do PhD em Ciências da Computação.
 
Com R$ 1,5 milhão em recursos captados junto a projetos de subvenção econômica, no início de 2015 Sacramento tirou o plano do papel e iniciou as operações do goGeo com a oferta de soluções verticalizadas para os setores financeiro (bancos e seguradoras) e distribuidor/atacadista. Em poucos meses, já foram iniciados projetos junto a players destes segmentos. E o motivo dessa procura é justamente o fator inovativo da plataforma de geoprocessamento aliado ao seu custo reduzido.
 
Ao invés de investir em licenças caras e em servidores de grande porte, a goGeo torna possível processar grande volume de dados usando dezenas ou centenas de máquinas servidores de baixo custo que, em conjunto, oferecem poder computacional maior que qualquer servidor do mercado.
 
Para exemplificar as funções da solução, Sacramento explica que a goGeo é capaz de gerar, em tempo real, um "Mapa de Perfomance de Vendas" a partir de centenas de milhões de transações financeiras de um banco digital. "Considerando que cada transação bancária em um dispositivo móvel seja gelocalizada com a latitude e longitude do usuário, temos milhões de transações geolocalizadas por dia. De forma simples e bastante resumida, entre inúmeras possibilidades isto pode ser explorado para entender o padrão do comportamento de consumo e detectar fraudes, entre outros dados".
 
Com faturamento de R$ 1 milhão previsto para os próximos seis meses e atingindo os R$ 5 milhões em 2016, Sacramento acredita que em breve a marca se consolidará como líder de mercado na América Latina para demandas de Big Data Geoespacial. Até 2020, a perspectiva de faturamento é chegar aos R$ 75 milhões, com presença global. "Estamos em busca de investidores que possam potencializar a nossa capacidade de venda, principalmente para expansão internacional", diz.
 
A próxima etapa de desenvolvimento dos negócios prevê ainda a oferta da plataforma para Telecom, Utilities, Mobile, Petróleo & Gás e Governo.