Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Sorocaba Refrescos aumenta em 68% sua produtividade com fluig

17/05/2018
 
Empresa apostou no fluig e conseguiu reduzir em 10 dias o tempo gasto nos cadastros de materiais e clientes
 
A Sorocaba Refrescos, uma das maiores fabricantes e distribuidoras regionais da Coca-Cola no Brasil, atuando em 60 municípios do interior do estado de São Paulo, identificou que seria fundamental o apoio de uma tecnologia que contribuísse para a organização dos processos e integração das informações.

No diagnóstico, a empresa verificou que precisava superar desafios dentro de casa. Com uma média de 150 cadastros semanais, entre clientes e materiais, esse era o ponto de partida para mudança de toda a operação. Por isso, o processo era complexo e os dados eram distribuídos entre um sistema de mercado e outros legados, além da rotina de cadastro manual e faseada, passando por cerca de 40 telas para cada item ser concluído, o que demandava muito tempo das áreas para preencher os dados nos sistemas, causando retrabalhos e atrasos no restante da operação.
 
Ademais, a empresa também não rastreava os processos, fragilizando o controle de cada etapa, já que não era possível saber em qual setor estava parado o cadastro. Com esse cenário, todo fluxo demorava de 10 a 15 dias aproximadamente para ser finalizado.
 
Ao buscar rastreabilidade e melhor controle da operação, a Sorocaba Refrescos encontrou no fluig, plataforma de transformação digital da TOTVS, o apoio necessário para o seu projeto, pois a companhia buscava por uma tecnologia que tivesse facilidade de integração com seu ERP e demais sistemas. “O fluig é um projeto contínuo, pois acompanha diversos alicerces e necessidades da empresa. Todas as áreas da Sorocaba Refrescos necessitavam de processos integrados, automatizados com rastreabilidade e mobilidade. A ferramenta permitiu tudo isso, além do uso em diversas áreas da companhia, do RH ao comercial e marketing”, afirma Gerson Agostinho, gestor de TI da Sorocaba Refrescos.
 
Implantação do fluig
 
Realizada em parceria com a Average, canal oficial do fluig, a implantação levou 6 meses e envolveu funcionários de diferentes áreas e apenas dois desenvolvedores. O objetivo era centralizar todo o cadastro em uma única tela, por meio da plataforma, permitindo que sete áreas diferentes trabalhassem no mesmo campo em paralelo. Também foi incrementado um sistema de notificações, que alerta um superior, caso o registro da área atrase.

A interface intuitiva da tecnologia facilitou o preenchimento dos campos, de forma inteligente e responsiva, se adaptando rapidamente ao tipo, obrigatoriedade e prioridade das informações. A integração com os softwares já existentes na empresa também permitiu maior versatilidade e qualidade para que os diferentes sistemas conseguissem iniciar um processo de cadastramento sem interferências ou inconsistências. Outro grande ganho de tempo do projeto foi a possibilidade de movimentar os dados em blocos para o cadastro de materiais. Agora, com o fluig, 15 materiais são movimentados por vez, agilizando o dia a dia da empresa, já que antes só conseguia realizar um por um. Já no cadastro de clientes houve uma redução de 10 dias na inclusão no sistema. “Com os dados mais organizados e todo o processo passando pelo fluig, a Sorocaba Refrescos conquistou ainda mais vantagens competitivas”, explica Agostinho.
 
Com a plataforma, a Sorocaba Refrescos conquistou um melhor padrão de qualidade e aumentou sua produtividade, contribuindo para que a companhia acabe com processos demorados. “O desafio da Sorocaba Refrescos de mudar a experiência dos seus funcionários e ganhar escala e velocidade nos processos encontrou no fluig a solução ideal. Criar uma camada web sobre um sistema core e construir sobre ele suas regras de negócio e processos mais simples e ágeis é o novo momento dos departamentos de TI das empresas. Para navegar bem na jornada de Transformação Digital, as empresas devem aderir aos modelos ágeis de gestão e inovação, para isso elas podem contar com fluig”, destaca Mario Almeida, head de fluig, Analytics & Consulting da TOTVS.