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Softex apresenta estratégia de internacionalização durante open house

02/08/2013

A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex apresentou o Programa Internacionalização e Competitividade (Inter-Com), customizado para as empresas do setor de software e serviços de TI. O programa é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) desde 2011, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).
 
Para atender o setor de TI, esta edição do Inter-Com tem nos Estados Unidos seu principal mercado-alvo. A iniciativa está inserida no objetivo do governo brasileiro de transformar as companhias nacionais de TI em players globais, com destaque para os ecossistemas digitais de alto valor agregado e intensivos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
 
O Programa Inter-Com mostra aos empresários exportadores as oportunidades e os desafios enfrentados pelas empresas brasileiras no processo de internacionalização de seus negócios. Inclui apresentações de acadêmicos ligados à FDC e depoimentos de representantes de empresas com negócios fora do Brasil. Também são apresentadas as ferramentas de apoio à promoção comercial desenvolvidas pela Apex-Brasil.
 
Mesmo com um mercado interno aquecido, as companhias brasileiras vêm ampliando cada vez mais a sua presença nos principais mercados mundiais. Segundo projeções do Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da entidade, a receita líquida do país com exportação foi de aproximadamente US$ 1,9 bilhão em 2012.
 
Nos últimos anos, também o processo de internacionalização das empresas de TI vem se consolidando. Prova disso é que muitas passaram a contar com escritório nos Estados Unidos, entre elas Módulo, Apdata, STA Holding, PHDSoft, Reddrummer e FiberWorks.
 
Para que as companhias nacionais possam expandir a sua presença no exterior, a Softex, em parceria com a Apex-Brasil, desenvolve desde 2005 o projeto de promoção de exportação do setor de software e serviços de TI. Ele é integrado atualmente por mais de 200 empresas distribuídas em 15 verticais de atuação nas quais o Brasil tem reconhecida competência. Até agosto de 2014, a Apex-Brasil e a Softex investirão mais de R$13,6 milhões em ações de promoção comercial.
 
Como parte desse plano, o Programa Inter-Com da Apex-Brasil foi adequado às necessidades do setor de TI e a Softex firmou um acordo com a Fundação Dom Cabral para a aplicação de uma metodologia específica para a identificação do grau de maturidade empresarial de uma organização e apoio à sua capacitação para internacionalização. “Atualmente, 30 empresas participam desse projeto e nossa meta é fazer com que 20 delas abram operações nos Estados Unidos até 2015”, complementa Ruben Delgado.
 
Para preparar as empresas brasileiras a atuarem de forma mais competitiva no mercado internacional, a Softex promoverá ações de capacitação e de apoio ao desenvolvimento de startups brasileiras no exterior, fomentando a absorção de novas tecnologias. Isso ocorrerá por meio de contatos com fornecedores, clientes e normas estrangeiras, bem como pelo estímulo para acesso ao mercado com apoio governamental para o desenvolvimento de projetos de P&D através da FINEP ou do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
De forma a tornar a indústria brasileira de software e serviços de TI cada vez mais competitiva, tanto nacional como globalmente, e pronta para enfrentar os grandes players mundiais, a inovação será um dos pilares de sustentação de todas as iniciativas programadas pela Softex, que estruturou uma nova área de inovação e empreendedorismo para a realização de programas e ações específicas, entre elas estão estimular e capacitar empreendedores na cultura e na estratégia da inovação; realizar seminários para a apresentação das principais tendências tecnológicas e práticas de inovação de empresas globais; e impulsionar a cooperação com universidades e companhias nacionais e internacionais de forma a promover a pesquisa e o desenvolvimento no Brasil.
 
Para Virgílio Almeida, secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Sepin/MCTI), a nova fase da Softex está centrada no apoio à competitividade das empresas brasileiras de software e serviços e na sua participação nos mercados nacional e global. “A reformulação da associação está completamente alinhada ao primeiro programa estratégico para a área de software e serviços de TI do Governo Federal, o TI Maior. A Softex tem agora uma estrutura ágil e eficiente, adequada para os novos tempos onde internacionalização, inovação e competitividade são temas chaves da agenda de futuro do setor de Tecnologias da Informação do país”, conclui.