13/11/2014
A Siemens inaugurou seu oitavo centro de Pesquisa e Desenvolvimento com foco no aprimoramento de tecnologias de ponta. Sediado em Belo Horizonte (MG), o novo centro tem como origem a Senergy, startup brasileira adquirida pela Siemens em 2012. O núcleo já é um centro de competência global para detecção de perdas não técnicas de energia e referencia em exportação de softwares e soluções.
“O novo centro de P&D faz parte da estratégia da Siemens de oferecer soluções para redes elétricas inteligentes tanto no mercado brasileiro como global”, explica Sergio Jacobsen, gerente geral de Serviços e Soluções para Smart Grids da Siemens no Brasil. “Ele demonstra o compromisso da Siemens com o desenvolvimento de soluções inovadoras no mercado nacional. Temos profissionais criando tecnologias capazes de contribuir com a integração e modernização dos sistemas”.
No Brasil, as perdas comerciais, que correspondem a fraudes e problemas de medição e faturamento representaram, em 2013, um prejuízo de aproximadamente 6 bilhões de reais às concessionárias, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Segundo a entidade, a região Norte é líder no índice de perdas comerciais, com média de 22% do total da energia injetada no sistema.
Entre as principais tecnologias desenvolvidas no novo centro de P&D estão soluções de medição para toda a cadeia de transmissão. Um dos destaques do portfólio da empresa para este mercado é o MECE, sistema de gerenciamento dos dados de medição capaz de organizar, processar e facilitar a visualização das informações.
No Brasil, além do centro de competência voltado à detecção de perdas de energia, a Siemens conta com outros sete centros Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia Não-rotineira no Brasil, empregando técnicos, engenheiros, mestres e doutores, dedicados ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos e soluções para nossos clientes.
Em 2012, a empresa escolheu o Brasil para instalar sua primeira unidade voltada às soluções Smart Grid na América Latina. Localizado no Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, o centro tem suas atividades focadas em softwares e soluções de tecnologia da informação para a gestão e automação de sistemas de energia.