Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Siemens apresenta solução de distanciamento no local de trabalho para adaptar a manufatura ao novo normal

13/07/2020


Com os sistemas SIMATIC Real Time Locating Systems (RTLS) da Siemens, as empresas podem medir continuamente as distâncias entre os trabalhadores, fornecer aos funcionários feedback visual em tempo real sobre a distância em relação aos outros e criar um registro de todos os movimentos e interações ao longo do tempo. Crédito: Divulgação.


Usando software e hardware comprovados, a Siemens desenvolveu uma solução exclusiva de distanciamento no local de trabalho que ajuda a simular e gerenciar os riscos de exposição dos funcionários dos ambientes de manufatura, mantendo a produtividade em suas instalações.

A Siemens destaca que as empresas de manufatura enfrentam novos desafios ao tentar reiniciar ou manter suas operações durante a pandemia da COVID-19. Enquanto se preparam para o "novo normal", essas organizações devem considerar um nível ainda maior de segurança dos funcionários, incluindo o estabelecimento de ambientes de produção e fluxos de trabalho que atendam aos requisitos de distanciamento físico.

Para viabilizar a estratégia é utilizado o sistema SIMATIC Real Time Locating Systems (RTLS) da Siemens, por meio do qual as empresas podem medir continuamente as distâncias entre os trabalhadores, fornecer aos funcionários feedback visual em tempo real sobre a distância em relação aos outros e criar um registro de todos os movimentos e interações ao longo do tempo. Desta forma, o SIMATIC RTLS da Siemens facilita o distanciamento seguro, além de fornecer vários outros benefícios.

Ao combinar hardware e software comprovados, a Siemens criou uma solução que permite às empresas modelar de maneira rápida e eficiente como os funcionários interagem entre si, com a linha de produção e os ambientes da fábrica. Essa nova solução também permite criar um gêmeo digital de ponta a ponta para simular a segurança do trabalhador, iterar e otimizar layouts do local de trabalho e validar medidas de segurança e eficiência para preparar as linhas de produção para o futuro.

A combinação do SIMATIC RTLS da Siemens com um gêmeo digital do ambiente de manufatura real permite modelar e simular como os funcionários interagem com os equipamentos e entre si, permitindo iterar e otimizar a segurança e a produtividade no curto prazo, além de validar reprojetos do toda a operação antes de realizar alterações físicas de alto custo.

"Ajudamos os nossos clientes a criar um ambiente de trabalho seguro, o que é extremamente importante, pois eles procuram formas de produção eficiente e confiável em circunstâncias sem precedentes", disse Tony Hemmelgarn, Presidente e CEO da Siemens Digital Industries Software. "A combinação de gerenciamento de distanciamento em tempo real e simulações digitais ajuda as empresas a manter ambientes de trabalho seguros e tomar decisões fundamentadas sobre otimização contínua no longo prazo."

Para implementar esta solução, transponders SIMATIC RTLS da Siemens são incorporados nos crachás, que são usados como equipamento de proteção individual por todos os funcionários. Receptores RTLS são instalados por toda a operação para rastrear e registrar continuamente o movimento dos funcionários. Quando dois funcionários estão em situação de risco (por exemplo, a menos de 1,8 metros de distância), seus crachás exibem um aviso, alertando-os sobre a distância. Os dados coletados em um período específico podem ser analisados para identificar locais de maior risco, isto é, onde os riscos ocorrem com mais frequência. Isso é possível com o gêmeo digital, fornecido pelo software Tecnomatix® Process Simulate and Plant Simulation da Siemens. Com os dados coletados, podem ser simulados novos layouts ou fluxos de trabalho de manufatura até que um seja selecionado para fornecer os resultados desejados, que podem então ser implementados na operação física.

Além disso, os fabricantes podem adicionar rastreabilidade usando as soluções locais da Siemens ou um aplicativo como o Trusted Traceability Application da Siemens no MindSphere®, o sistema operacional de IoT aberto na nuvem da Siemens, que permite a análise de contato rápida e abrangente no caso de doença no local de trabalho. Todos os movimentos e contatos com o funcionário afetado podem ser visualizados, permitindo notificar rapidamente aqueles que entraram em contato com ele ou que estiveram próximo dele, e providenciar limpeza de áreas específicas (e não no local todo) dos ambientes físicos expostos.

"A Siemens fornece uma solução eficiente, de rápida adoção, que ajuda as empresas de manufatura a controlar suas operações e melhorar os resultados de segurança, produtividade e custo hoje e no período pós-Covid", disse Raj Batra, presidente da Siemens Digital Industries nos Estados Unidos. "Nossa solução consiste de tecnologias comprovadas que podem começar a fornecer resultados para a maioria das empresas de manufatura em uma a duas semanas."

Para obter mais informações sobre como a Siemens pode ajudar as empresas de manufatura neste novo período, clique aqui.