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Serasa Experian ajuda Marisol a reduzir 70% dos custos com cobrança

27/02/2020

Solução simplifica, automatiza e melhora o processo de cobrança, negativação e recuperação de dívidas

A Serasa Experian foi responsável por ajudar a Marisol a reduzir o prazo de recebimento de dívidas atrasadas e os custos envolvidos no processo de cobrança. Graças ao Pefin, ferramenta que viabiliza a comunicação com os consumidores por meio da carta-comunicado (que informa sobre o débito) e dá orientações para o pagamento, a companhia pôde reduzir em 70% os gastos e diminuir o prazo da recuperação de crédito inadimplente de 30 para apenas 7 dias. A adoção da solução aconteceu em 2017, fazendo com que a Marisol automatizasse um processo manual que era altamente burocrático, caro e demorado, com atrasos nos repasses e prazos morosos.

Além do ganho de eficiência e redução nos gastos, o tempo de resposta dos clientes para a Marisol para retirada do registro de pendência financeira caiu de uma média de 15 dias para 48 horas. “Esta mudança permitiu uma desburocratização muito grande em toda a nossa área de cobrança. O processo, muitas vezes, ultrapassava os 30 dias entre o recebimento de instrumento, envio de carta de anuência e baixa do título”, explica o diretor Financeiro da Marisol, Fernando Zanardo. “Além disso, havia custos com as documentações, que requeriam cópias autenticadas e assinaturas reconhecidas, e despesas com envio de documentos”, comenta.

Depois da recuperação, melhores ofertas de crédito aos clientes

Com os ganhos a partir da implementação do novo processo para recuperação de dívidas, a Marisol decidiu adotar neste ano o Serasa Relato, solução que permite uma análise ampla de pequenas e médias empresas, favorecendo a gestão de negócios, a redução de fraudes e inadimplência, além de aumentar a rentabilidade na concessão de crédito.

“A combinação de um sistema próprio da Marisol com a análise completa dos clientes, gerada a partir do Serasa Relato, fez com que a empresa pudesse criar limites pré-estabelecidos e liberá-los automaticamente aos clientes que têm perfil adequado àquela oferta, sem a necessidade de intervenção manual”, complementou o vice-presidente de Serviços de Crédito e Estratégia de Dados da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez.