Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Senior aumenta produtividade e resultados com gamificação

04/10/2016
 

Depois de experiências bem-sucedidas, a Senior, uma das principais fornecedoras brasileiras de software para gestão, passou a investir na metodologia de gamificação, baseada em conceitos de jogos no ambiente corporativo, para incrementar a produtividade e o engajamento das equipes, além de aumentar as oportunidades de novos negócios. Na prática, em apenas cinco meses, a companhia ampliou em 58% o número de leads qualificados (oportunidades de negócios) e melhorou de forma expressiva o clima organizacional da equipe da área de Geração de Demandas.
 
A campanha de gamificação foi batizada de “Folia do GDólar” e teve como objetivo garantir que o time da área de Geração de Demandas atingisse 100% da meta de leads qualificados mensais. Para isso, a Senior criou moedas coloridas, batizadas de GDólar, que foram entregues aos colaboradores sempre que geravam um lead. Em paralelo, montou um quadro com uma barra de progresso da equipe e instalou um sino na área, tocado sempre que alguém gerava uma nova oportunidade.
 
“Criamos cartazes e placas motivadoras dentro do departamento, gerando um ambiente e uma experiência bastante próximas a de um jogo, para estimular que as pessoas se engajassem com a ação”, pontua Anabela de Lucca, Coordenadora de Geração de Demandas da Senior. Ela conta que outro fator importante do projeto foi a criação de uma Bolsa de Valores própria para a ação, na qual o valor das moedas recebidas pela geração de leads variava ao longo do dia de acordo com o número de demandas qualificadas.
 
Ao final de cada semana, os profissionais podiam usar as moedas para comprar itens como ingressos para parques e cinema, vale spa, cestas de produtos alimentícios, entre outros, em um leilão; além de utilizarem os GDólares para adquirir livros, canetas, doces etc., em uma loja criada especialmente para a ação. Além disso, os profissionais receberam pontos, emblemas e status de progresso, o que gerou um grande engajamento com a iniciativa, assim como o reconhecimento de outras áreas da Senior.
 
Mantendo a motivação
 
Animada com os resultados da ação de gamificação, a Senior optou por promover uma segunda etapa do projeto com o time da área de Geração de Demandas, reciclando parte das atividades, com o intuito de manter os profissionais ainda mais motivados.
 
“A gamificação estimula características importantes para o sucesso das pessoas no ambiente de trabalho: a competitividade, a cooperação e a busca por reconhecimento”, afirma a Coordenadora de Geração de Demandas da Senior. “Ao estimular esses comportamentos no jogo, os resultados vieram de forma natural. E, o mais importante, conseguimos manter um crescimento importante na geração de leads, mesmo em um momento de economia desfavorável”, acrescenta.
Entre as novidades dessa nova etapa do projeto de gamificação está o uso de um tabuleiro, no qual é possível ver a evolução individual dos membros da equipe.
 
“O GDólar (moedas), a oscilação da Bolsa, os prêmios e o leilão motivaram a busca pelo resultado além da meta. Outra ideia que achei interessante foi o jogo atual do tabuleiro. Como sou uma pessoa muito competitiva, me senti motivado ainda mais para chegar em primeiro. Vim de empresas onde essas coisas não existiam e posso dizer que isso torna meu dia muito mais agradável”, afirma Leandro Kniss, Assistente de CRM da Senior.
 
Além da área de Geração de Demandas, a metodologia de gamificação também já foi adotada anteriormente em outros setores da Senior. A empresa já tinha utilizado o Coding Dojo, um novo formato de treinamento que tem como base as artes márcias, para incentivar a evolução técnica de suas equipes de Desenvolvimento e Qualidade de software. Outra área que também adotou a metodologia foi a Universidade Corporativa Senior, centro de aprendizagem voltado aos profissionais que atuam com as soluções da empresa, para engajar os Consultores da companhia em sua Certificação Técnica.