Seal Telecom inova ao agregar Inteligência Artificial em sistemas de segurança

11/12/2018

As inovações tecnológicas impulsionam, cada vez mais, transformações em todo o mundo a fim de gerar inúmeros benefícios, como a simplificação de tarefas do dia a dia, modernização dos modelos de negócios e, principalmente, a auxiliar na proteção de dados virtuais e fiscalização de ambientes físicos.

Buscando oferecer uma maneira mais ágil e inteligente de gerenciar o monitoramento de ambientes, a Seal Telecom - multinacional brasileira de engenharia de projetos que agrega tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de projetos eficientes e economicamente competitivos - passa a apresentar a possibilidade da implementação de Inteligência Artificial (IA) em seus sistemas de segurança com funcionalidades que permitem o reconhecimento por aparência, contribuindo assim para investigações mais ágeis e assertivas.

A solução de reconhecimento com base na aparência ocorre por meio de um mecanismo de pesquisa avançada de vídeo, com a utilização de IA, no qual é possível identificar um suspeito por meio de comportamentos e descrições físicas como cor e estilo de roupa, gênero, altura, entre outras características. Assim, o sistema efetua a análise da gravação, por meio da exclusiva tecnologia Avigilon Appearance Search combinada com a tecnologia Avigilon High Definition Stream Management (HDSM), a qual permite a transmissão e o armazenamento de imagens de alta qualidade e resolução com baixo consumo de disco rígido e comunicação de dados, uma vez que exibe apenas o necessário e não toda a gravação. Desse modo, independentemente da quantidade de horas gravadas, por meio de seus rigorosos algoritmos, o operador recebe o resultado em apenas alguns minutos.

“Um dos maiores problemas encontrados atualmente no segmento de vídeo monitoramento é o falso alarme. Com o nosso lançamento, será possível uma redução de 99% destes incidentes, uma vez que a tecnologia tem a capacidade de reconhecimento por auto aprendizado e aparência, conseguindo detectar movimentos de pessoas e veículos, e assim, ignorar características irrelevantes em todas as cenas, de modo a auxiliar o operador a refinar seus procedimentos e aumentar a precisão e qualidade de todos os alarmes”, revela Cristiano Felicissimo, diretor de Pré-Vendas da Seal Telecom.

A fim de identificar ocorrências que muitas vezes podem passar despercebidas, a solução também oferece a tecnologia Avigilon Unusual Motion Detection (UMD). Sem configurações pré-definidas, a UMD analisa constantemente quais são as atividades normais de um ambiente e sinaliza qualquer alteração incomum que for detectada. “Em uma corrida de bicicletas, por exemplo, a movimentação de pessoas é muito grande e pode ser difícil para o operador detectar um acidente. Assim, por meio da IA, a solução emite um alerta de que algo fora do comum está ocorrendo. Assim, essa tecnologia não é programada para o certo e errado, mas sim para detectar situações incomuns que podem acontecer nos mais diversificados ambientes”, destaca Felicissimo.

Todas as opções de câmeras para serem utilizadas no novo sistema de videomonitoramento inteligente (HD Pro, H4 IR PTZ, H4 HD e H4 HD Bullet) são desenvolvidas pela empresa parceira Avigilon - desenvolvedora do que há de mais inovador para soluções de vídeo analítico, e software e hardware de gerenciamento de vídeo.

“A nossa nova solução integrada de videomonitoramento foi desenvolvida para ser aplicada em todos os setores, uma vez que apresenta elevado grau de produtividade e baixo investimento em implementação e manutenção. Estamos muito felizes com o resultado da nossa parceria com a Avigilon, já que estamos agregando em nosso portfólio o que há de mais inovador para a área de segurança”, finaliza o executivo.