Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Santa Catarina ganha grupo para fortalecer ecossistema de fintechs

29/09/2016




Vertical Fintech, da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, pretende incentivar empresas a desenvolver ofertas competitivas para o setor financeiro.
 
De acordo com levantamento do FintechLab, iniciativa da Clay Innovation, existem no Brasil mais de 200 startups fornecendo serviços financeiros inovadores para pessoas e empresas. São as chamadas fintechs, que desafiam ou complementam as ofertas tradicionais das grandes empresas do setor financeiro. Para promover o desenvolvimento desse segmento em Santa Catarina, a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) lança a Vertical Fintech.  
 
O diretor do grupo será Roberto Dagnoni, vice-presidente e diretor de Novos Negócios da Cetip. A empresa é uma integradora do mercado financeiro, que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos. “Além da promoção de eventos e de incentivar o compartilhamento de experiências entre seus membros, a Vertical pretende proporcionar o desenvolvimento de ofertas complementares e competitivas para o setor de serviços financeiros, a partir da colaboração entre as empresas”, destaca Dagnoni.
 
Segundo estudo da Capgemini, o uso de serviços de fintechs no Brasil está acima da média global. A pesquisa mostra que 74% dos consumidores brasileiros utilizam produtos ou serviços dessa categoria, enquanto a média global é de 63%. Para o presidente da ACATE, Daniel Leipnitz, as fintechs têm revolucionado o modo como as pessoas realizam operações financeiras. “Essas startups estão impactando os negócios das instituições financeiras, que têm buscado se reinventar, sobretudo na maneira como se relacionam com os clientes”, explica. Leipnitz reforça que população está indo menos aos bancos e passando a utilizar tecnologias alinhadas com o conceito de fintech, como aplicativos para pagamentos, empréstimos e gestão financeira.
 
O lançamento da Vertical Fintech está marcado para o dia 6 de outubro, das 9h30 às 12h30, no Centro de Inovação ACATE (CIA) - Primavera. A programação contará com apresentação sobre Fintech no Brasil, palestra, e dinâmica facilitada pela Clay Innovation / FintechLab, apoiando a organização da Vertical. Inscrições para o evento estão disponíveis gratuitamente aqui