Samsung inaugura Laboratório de Pesquisa na Unicamp

23/11/2015

Inspirado no modelo de laboratório criativo e de inovação, a Samsung inaugura nesta semana o Laboratório de Pesquisa Colaborativa, seu novo espaço de P&D no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Em uma área de cerca de 100 metros quadrados, a Samsung dá prosseguimento à parceria que começou em 2012 com a universidade. Até agora foram assinados nove projetos de pesquisa entre a empresa e a Unicamp, sendo que quatro deles continuam em andamento.

“A Samsung escolheu trabalhar junto à Unicamp devido à alta competência científica e a relevância acadêmica que a universidade possui no cenário nacional e internacional”, afirma o gerente de P&D da Samsung, Miguel Lizarraga. “A sinergia desta associação tem gerado ótimos resultados educacionais, tanto como práticos, com o desenvolvimento tecnológico aplicado”, complementa.

O Laboratório de Pesquisa Colaborativa é destinado principalmente aos alunos e professores do IC (Instituto de Computação) e FEEC (Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação), que integram os projetos ao lado dos pesquisadores da Samsung.

O objetivo da parceria é promover resultados científicos e técnicos que possam ser aplicados no curto e médio prazo entre as diferentes plataformas computacionais da Samsung. O foco das pesquisas está em tecnologias que possam ser embarcadas nos dispositivos móveis da Samsung, como smartphones e tablets, para aumentar a segurança e permitir que os aplicativos sejam executados de forma mais rápida e com menor consumo de bateria.

“Estamos tratando de alta tecnologia. Uma parceria tão duradoura com uma empresa como a Samsung deve ser comemorada. Esse é mais um demonstrativo do impacto da Unicamp na geração de produtos com alto valor agregado. É a inovação gerando não só conhecimento técnico-científico, mas também desenvolvimento econômico”, comenta o diretor-executivo da Inova Unicamp, Milton Mori.

Nesses três anos de parceria Samsung-Unicamp, o resultado das pesquisas rendeu três depósitos de patentes no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), um depósito nos Estados Unidos e cerca de 20 publicações em congressos e revistas científicas, tanto nacionais como internacionais. Este programa é financiado pela Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda., no âmbito da Lei de Informática de número 8.248/91.