Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Roteirização e rastreamento se unem em nova oferta da Totvs

19/04/2018

Se os problemas para chegar de um ponto ao outro, encontrando as melhores rotas, mesmo que com múltiplos destinos, parecem ter sido resolvidos no nosso dia a dia, por meio dos aplicativos de trânsito, para uma operação logística, eles continuam complexos. É preciso definir o planejamento mais adequado, o número de veículos que fará as viagens, o que transportar em cada um, acompanhá-los em tempo real, ter informações sobre as ocorrências, entre outras diversas possibilidades - tudo isso, com foco na redução de custos e pensando na otimização do processo. É para essas necessidades específicas que a oferta R2 chega ao mercado. Lançada pela Totvs, a solução une dois importantes “R’s” para a atividade logística: a roteirização e o rastreamento.
 
Trata-se de uma aplicação especializada, que já nasce na nuvem, no modelo de subscrição da companhia, Intera, propondo a mensalidade como a sua forma de contratação. Olhando para a rotina das empresas, já existe um profissional dedicado a essa função, chamado planejador – ele é responsável por montar as cargas, organizar os pedidos, avaliar a frota e definir o circuito mais adequado para as entregas. Porém, com a ajuda da tecnologia, certamente, ele passará a optar pelas melhores maneiras de realizar essa execução.
 
O R2 vem para transformar este cenário e colocar um planejamento inteligente em prática. Baseando-se em algoritmos e simulações, ele sugere a sequência de entrega mais correta, combinando produtos, endereços e arranjo de frota, por meio de uma lógica matemática. Os resultados obtidos ficam em torno de até 20% de redução no número de veículos utilizados e de cerca de 15% nas distâncias totais percorridas – o que leva a uma consequente diminuição no consumo de combustível e, vale ressaltar, também na emissão de CO2 na atmosfera.
 
Outros benefícios estão no aumento de até 10% na ocupação média da frota em viagens, além de uma redução de, aproximadamente, 60% do tempo gasto para a definição do plano que será executado e uma queda de até 15% no custo logístico total.
 
A ferramenta puxa os dados do software de gestão, com todos os pedidos que foram realizados, e retorna com uma proposta de planejamento, tendo como base as regras comerciais e logísticas da empresa – que podem ser totalmente parametrizadas, de acordo com cada tipo de negócio. O processo leva cerca de dez minutos, mas as suas funcionalidades não se resumem a isso. Além de fornecer a melhor estratégia para a roteirização, o R2 passa a ser a interface do planejador logístico, que pode, inclusive, agregar outros sistemas para trabalhar em conjunto. A aplicação também é flexível, permitindo que o profissional faça ajustes manuais ou, até mesmo, opte por postergar uma ação para aguardar um novo lote de pedidos, por exemplo.
 
Rastreamento
 
Indo para o outro R da oferta, de Rastreamento, ele não se limita ao acompanhamento em tempo real dos veículos. A solução foi desenvolvida para rodar em um aplicativo móvel para o motorista, que consegue reportar – diretamente no seu dispositivo móvel – todos os status das entregas, além das ocorrências de transporte que possam acontecer ao longo da viagem, como um destinatário não encontrado, um sinistro ou avarias na carga, por exemplo. O app também permite a digitalização do comprovante de entrega e, até mesmo, colher a assinatura virtual de quem recebe a mercadoria.
 
Todas essas informações passam a estar disponíveis para a empresa – no momento em que acontecem. Isso significa dar visibilidade para o gestor, que consegue ter um tempo de resposta rápido para tomar ações corretivas ou preventivas – e, até mesmo, para posicionar os clientes que queiram informações sobre os seus pedidos.
 
A oferta R2 é totalmente integrada às demais soluções da Totvs, garantindo fluidez, sem a necessidade de transcrição de dados. Além disso, já está preparada para se comunicar com os principais rastreadores de mercado e conta com um acessório de escalabilidade, que permite conexão com qualquer outro equipamento, mesmo os que não estejam nessa lista principal.
 
“Quando se fala em logística de distribuição, a pressão por menores prazos de entrega é altíssima. Contudo, essa é apenas a ponta da operação – o gestor precisa olhar para o todo, em busca de maior eficiência em todas as suas rotinas. E é para permitir que as tecnologias ajudem, de fato, os negócios, que desenvolvemos soluções tão especializadas, como a oferta R2. Ela vem para viabilizar ações mais estratégicas e, com isso, elevar o nível de serviço e competitividade das empresas, pois, quem tiver essa inteligência como aliada, certamente sairá à frente”, finaliza Angela Gheller Telles, diretora dos segmentos de Manufatura e Logística da Totvs.