26/08/2015
Maior revenda corporativa de software no Brasil, a Software.com.br tem como principal trunfo de sucesso um portfólio relevante e diferenciado, que hoje reúne mais de 5 mil fabricantes. “Temos uma área inteira dedicada ao atendimento dos nossos fabricantes parceiros e também para formalização de novas parceiras, já que todos os dias recebemos contatos de empresas dos mais diversos países com interesse em oferecer suas soluções ao mercado brasileiro”, destaca o CEO Rodrigo Vilar, que concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal ABES.
Como a empresa surgiu?
Eu sempre tive muita experiência na área financeira e me interessava bastante por tecnologia. Como já havia trabalhado com o João Domingues, meu sócio, e ele sempre teve relacionamento com diversos fabricantes, decidimos montar a empresa em 2007 ao perceber que havia uma oportunidade em constituir uma empresa especializada em venda de softwares do mundo inteiro. As empresas que estavam no mercado ofereciam instalações, consultoria, treinamento, vendiam hardware etc, mas não havia ninguém efetivamente especializado em licenciamento corporativo e software advisory. Foi quando começamos a fazer contatos com alguns fabricantes e tivemos a felicidade de conversar em alto nível com a Google, que acabou se tornando nossa primeira parceria formal e nosso primeiro produto: o Google Earth Pro. Isso nos motivou a criar o domínio www.software.com.br, o que nos impulsionou até o atual cenário no qual estamos hoje.
Quais são os diferenciais da Software.com.br?
Sem dúvida a quantidade de parcerias que possuímos é nosso maior diferencial. Temos uma área inteira dedicada ao atendimento dos nossos fabricantes parceiros e também para formalização de novas parceiras, já que todos os dias recebemos contatos de empresas dos mais diversos países com interesse em oferecer suas soluções ao mercado brasileiro. Nosso portfólio, que hoje já conta com mais de 5 mil fabricantes, facilita muito o atendimento personalizado aos nossos clientes – de acordo com suas características: governo, revenda, entidades educacionais ou mercado corporativo.
Quais são os principais desafios para atuar no segmento B2B, tendo em vista que a empresa foca o mercado corporativo?
Temos que levar em conta o momento econômico que vivemos. A necessidade de cortar custos é iminente, por isso temos buscado cada vez mais soluções que proporcionam economia de custos aos nossos clientes. No cenário atual temos tido muito sucesso ao oferecer soluções de economia de energia e de gastos de impressão, além de trabalho colaborativo e gerenciamento de projetos.
Quando a empresa se internacionalizou e em quais países opera na América Latina e África? Quais os principais aprendizados de atuar nestes mercados?
Começamos a nossa internacionalização em 2009 no México, quando adquirimos o domínio www.software.mx. Desde então, abrimos filial na Colômbia (2014) com o domínio www.software.com.co e planejamos abrir a filial Chile (www.software.cl ) até o final de 2015. O principal desafio é adaptar a estratégia local para cada país, ajustando a estrutura de custos e tributária à realidade local. É um esforço que compensa, porque nos possibilita acesso a outros mercados, diversificando nosso risco e aumentando nosso poder de negociação junto aos fornecedores.
Quais são os principais planos da empresa em 2015?
Nossa meta é aumentar em 20% o número de fabricantes e participar de uma feira setorial por trimestre.
Como avalia a evolução do mercado brasileiro de software e o comportamento/necessidades dos clientes corporativos?
O mercado brasileiro está mais maduro hoje do que quando começamos. Lembro-me que, muitas vezes, tínhamos que explicar aos nossos clientes o que era um licenciamento perpétuo ou uma licença flutuante. Hoje, a situação é bem diferente. Atualmente, o comprador de TI já sabe bem o que precisa e o nosso trabalho é atender a essa demanda e oferecer a melhor solução pelo menor investimento.