Retail Experience: novas tecnologias chegam para transformar o varejo

12/04/2018

Soluções que prometem transformar a experiência do consumidor e o processo de gestão no comércio foram demonstradas na AUTOCOM, feira que aconteceu entre os dias 3 e 5 de abril, em São Paulo. Destacam-se os softwares que atendem o quesito de permitir mobilidade pela loja, autoatendimento e minimização de erros e fraudes, além de outras tecnologias de self checkout e etiqueta inteligente. Estas inovações foram reunidas em um espaço denominado Retail Experience.

“Elas podem transformar o ponto de venda, deixando-o mais moderno e eficiente possível, impulsionando os resultados para seguir na contramão da crise e alavancar oportunidades. Com a automação, os custos podem ser minimizados e o retorno do investimento é garantido”, explica o presidente da Associação Brasileira de Automação Comercial (AFRAC), Zenon Leite.

A TOTVS apresentou ao mercado sua ferramenta Bemacash, que proporciona na automação completa para o micro e pequeno negócio do segmento de bar e restaurante, com um combo de sistema de gestão que reúne controle de caixa, estoque e até de mesas e comandas em um mesmo dispositivo de meio de pagamento e impressora.

Já para o varejo de moda e acessórios (e também para outros segmentos do consumo), a empresa destacou sua solução Bematech, nova plataforma que consiste em um conjunto de APIs (Application Programming Interface, traduzido como Interface de Programação de Aplicativos) que reúnem dados e permite sua aplicação aos negócios. O recurso visa ajudar a qualificar os visitantes e acompanhar o fluxo de visitação de um estabelecimento.

Por exemplo, um ponto de venda de vestuário que queira conhecer os seus clientes pode instalar câmeras com sensores de contagem e qualificação do público no ambiente para captar imagens que mostrarão indicadores de quantas pessoas estão no espaço, qual o sexo, faixa etária e qual horário mais visitam o estabelecimento - tudo isso em tempo real para que as tomadas de decisão possam ser cada vez mais ágeis e assertivas. A novidade marca a entrada da companhia no mercado de Internet das Coisas (IoT) com a criação de um pacote completo de serviços chamado bemaGo.

Para os supermercados, a RP Info apresentou a ferramenta de self-checkout que aceita cédulas de papel e não somente cartões. O autoatendimento no checkout do varejo é uma opção eficiente, que utiliza tecnologias em periféricos disponíveis no mercado para garantir a melhor experiência do usuário. Esta novidade tecnológica pode ser usada em paralelo com os caixas convencionais, permitindo aos clientes a possibilidade de escolha na hora de pagar as compras.

O evento contou ainda com o Inova AUTOCOM, uma disputa entre nove startups voltadas para a automação do comércio, com critérios estabelecidos pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups). A grande vencedora da viagem para acompanhar a NRF Retail´s Big Show 2019 (EUA), principal evento de varejo do mundo, foi a ATAR com a ATAR band, primeira pulseira de pagamento recarregável, sem vínculos com bancos, 100% nacional, com design diferenciado feita de silicone poligênico e com fecho metálico.

A AFRAC estima que apenas 35% do mercado varejista esteja automatizado, atualmente. Com a retomada do crescimento econômico, a expectativa é que os investimentos em automação aumentem significativamente.