Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Realizada pela ABES e a BSA, Campanha Empreendedor Legal é ampliada

21/03/2017
 

Iniciativa visa combater o uso do software ilegal e orientar empreendedores
 
Lançada em 2014, com o objetivo de alertar as empresas brasileiras sobre o perigo da concorrência desleal ao utilizarem software pirata, a iniciativa Empreendedor Legal acaba de ser ampliada: a campanha ganhou uma página no Facebook (https://www.facebook.com/empreendedorlegal) e o conteúdo exclusivo no site www.empreendedorlegal.org.br será ampliado, com matérias sobre gestão, que visam ajudar o empreendedor no dia a dia do seu negócio e aumentar o interação do público com o site. A ação é uma realização conjunta da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software e da BSA I The Software Alliance.
 
Com esta campanha, a ABES e a BSA estimulam nos empreendedores e executivos brasileiros uma maior consciência acerca dos princípios e vantagens da competição leal, cada vez mais exigida por consumidores, sociedade e mercados internacionais. Além de orientar os empreendedores sobre os riscos do uso do software ilegal, o site tem novas matérias sobre ética corporativa, como sobreviver aos primeiros anos de um negócio, implementação de novas tecnologias, gestão de pessoas, entre outros assuntos.  
 
A iniciativa Empreendedor Legal  conta com o apoio de vários parceiros, entre eles: a ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual; APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos; da CNC – Confederação Nacional do Comércio, do CNCP - Conselho Nacional de Combate à Pirataria; do ETCO - Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial e do MBC - Movimento Brasil Competitivo; SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa; e FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
 
O Portal de denúncia anônima (www.denunciepirataria.org.br), que recebeu cerca de 1 mil denúncias por mês em 2016, é outro braço da campanha contra o software ilegal. Trata-se de um canal para estimular um comportamento ativo da sociedade no combate à concorrência desleal e à pirataria. Quem suspeitar que uma pessoa ou empresa esteja utilizando ou vendendo softwares não licenciados pode denunciar. As informações são mantidas em absoluto sigilo. A denúncia também pode ser feita por telefone: 0800 11 0039.
 
A edição 2016 da pesquisa global da BSA sobre o uso de software irregular indica que o percentual de softwares não-licenciados em uso no Brasil representa 47% do mercado.