Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Qualcomm inaugura primeiro Centro de IoT no Brasil

01/10/2018
 
Localizada no interior de São Paulo, iniciativa já conta com projeto-piloto voltado à inovação e contribui para a formação de profissionais da área
 
A Qualcomm Technologies, uma subsidiária da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda., anunciou no dia 18 de setembro de 2018  a inauguração do Qualcomm® IoT Reference Center, seu primeiro Centro de Referência em Internet das Coisas no Brasil. A Facens (Faculdade de Engenharia, Tecnologia em Jogos Digitais e Arquitetura e Urbanismo de Sorocaba – SP) e o CPqD foram as instituições selecionadas para colaborar com o projeto, que tem por objetivo contribuir para a inovação no país.
 
O Centro de Referência está localizado dentro do Smart Campus da Facens e terá o apoio do CPqD em seu primeiro projeto-piloto, focado no aprimoramento da segurança pública.  A iniciativa fará o monitoramento de veículos por meio do uso de visão computacional embarcada e redes wireless para IoT.
 
Rafael Steinhauser, Vice Presidente Sênior da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. e Presidente da Qualcomm para América Latina, explica a importância do Centro de Referência. “A Internet das Coisas tem um enorme potencial no Brasil. O Qualcomm IoT Reference Center é uma plataforma de diálogo entre distintos atores ligados à tecnologia, como fabricantes, desenvolvedores e gestores públicos, e contribuirá para a capacitação de profissionais que estejam envolvidos em projetos e negócios de IoT”, afirma. 
 
Para Antonio Beldi, presidente do Conselho Superior da ACRTS, mantenedora da Facens, “a criação desse Centro de Referência, conjuntamente com a Qualcomm Serviços de Telecomunicações e CPqD, seguramente será um marco para a criação do ecossistema de negócios de Internet das Coisas no país”, afirma.
 
De acordo com Sebastião Sahão Júnior, presidente do CPqD, “a Internet das Coisas impulsiona a economia brasileira com a adição de novas tecnologias que melhoram a qualidade de vida da população, em especial quando aplicadas ao ambiente urbano. O CPqD assume cada vez mais papel de protagonista dessa revolução no país; tivemos a honra de ter ajudado o Brasil a elaborar o Plano Nacional de IoT e estamos desenvolvendo inúmeras soluções de IoT, em conjunto com a indústria nacional. Com esta parceria estratégica com a Qualcomm Serviços de Telecomunicações, empresa da Qualcomm Incorporated, reconhecida líder global, e com a Facens, importante organização para a formação de mão de obra para esta nova economia, o CPqD contribuirá fortemente para o processo de transformação digital da sociedade.”.
 
“Em 2015, inauguramos o primeiro smart campus do Brasil, e hoje esse laboratório vivo para o desenvolvimento e testes de soluções voltadas para cidades inteligentes é reconhecido e premiado internacionalmente. Agora, fomos escolhidos pela Qualcomm Serviços de Telecomunicações para fazer parte de uma iniciativa pioneira. Além de honrados, estamos confiantes de que também faremos história no Brasil e no exterior, com a criação de soluções que transformarão cidades e que evidenciarão toda a tecnologia da Qualcomm®”, diz Regiane Relva Romano, coordenadora do Smart Campus da Facens.
 
Além de apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, o Qualcomm IoT Reference Center também oferecerá treinamentos e, entre seus primeiros projetos, apresentará o conceito de cidades inteligentes e seus benefícios para gestores públicos interessados em iniciativas ligadas à IoT. “A ideia é mobilizar a todos e capacitar mão de obra para trabalhar com a internet das coisas e outras tecnologias disruptivas. Temos em vista o Plano Nacional de IoT, que prevê que a aplicação de tecnologias de internet das coisas pode gerar um impacto econômico de US$ 50 a 200 bilhões por ano até 2025, o que representa cerca de 10% do PIB do país”, afirma José Palazzi, diretor de vendas da Qualcomm para América Latina
 
O Qualcomm IoT Reference Center opera no campus da Facens, na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425 - Castelinho km 1,5 - Alto da Boa Vista - Sorocaba/SP e conta com uma equipe de gestores, engenheiros, estagiários e monitores que trabalham de maneira integrada com os profissionais da Qualcomm Serviços de Telecomunicações na elaboração das demonstrações das tecnologias da empresa em aplicações para IoT, incluindo cidades inteligentes, IoT Industrial, casas inteligentes e smart users.