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Projeto de cidade inteligente de Águas de São Pedro (SP) é destaque na Futurecom 2014

14/10/2014

Atender as demandas da população por meio tecnologias de informação e comunicação (TIC) que facilitam a implementação e o gerenciamento de serviços essenciais, como saúde, educação e segurança pública. Este é um dos desafios dos governantes neste milênio, a fim de garantir mais qualidade, eficiência e redução de despesas, no longo prazo. Existem planos em andamento em todos os continentes e o Brasil também tem as suas iniciativas focadas no uso de soluções integradas para a gestão pública e criação de smart cities.
 
Com participação ativa em empreendimentos similares na Europa, a Telefonica Vivo decidiu capitanear um projeto em Águas de São Pedro, município localizado a, aproximadamente, 230 km da capital paulista, onde o turismo é a principal atividade econômica da região. Bull, Ericsson, Datanext, Fundação Vanzolini, Grupo Bem, Grupo Gol, Huawei, Informar Saúde, On the Spot e o Portal Profissão Saúde são os parceiros da empresa nesta empreitada, iniciada em 2013.
 
Já em fase de implementação, os primeiros resultados e o aprendizado com esta iniciativa foram destacados pela Telefonica Vivo durante a Futurecom 2014, em São Paulo. As verticais inseridas neste projeto são: iluminação, segurança, estacionamento, saúde, turismo e educação.
 
“Começamos pela modernização da infraestrutura de telecomunicações, transformando-a na primeira cidade 100% digital do Brasil, com banda larga de alta velocidade, transmissão de dados sem fio em alta velocidade (4G) e soluções de voz e dados para empresas. Águas de São Pedro será um grande showroom das mais modernas tecnologias e integração de diferentes serviços em nossa plataforma de cidades inteligentes”, explicou Eduardo Koki Iha, gerente de Divisão Smart Cities da Telefonica Vivo.  
 
Smart city em funcionamento
 
Fabio Pontes, secretário de Turismo de Águas de São Pedro, informa que os agentes de vigilância sanitária e funcionários da Secretaria de Saúde já estão treinados e em poder dos dispositivos para realização de suas atividades em campo. Também já está disponível o aplicativo “Águas sem Dengue” para Android, destinado à população para que ela auxilie no processo de identificação de focos de dengue na cidade. Em breve, será liberada a versão para iOS. Terão ainda call center para dúvidas e orientações de saúde (Central de Saúde Águas de São Pedro) e agendamento via web na clínica de especialidades.
 
Na parte de estacionamento, 300 vagas no centro da cidade estão sendo preparadas com a instalação de sensores, sendo que a ativação já começou e está ocorrendo gradualmente. Em Smart Security, foram instaladas 15 câmeras que funcionarão 24 horas por dia e uma central de segurança que possibilitará a Guarda Civil Municipal ter uma visão central de todas os equipamentos espalhados pela Cidade. A instalação de toda a solução, incluindo a reforma e modernização (compra de computadores, monitores e outros equipamentos) está em curso.
 
Na área da educação, está ocorrendo a formação de professores e alunos para o uso de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e também foram doados 410 equipamentos (netbooks e tablets) para todos os alunos das escolas. Em fase de implementação está a articulação de diversos parceiros e conteúdos digitais que serão oferecidos para incrementar as aulas nas escolas; a disponibilização da Nuvem de Livros e Nuvem do Jornaleiro, que possibilitam acesso a livros, conteúdos didáticos interativos, vídeos em meio digital, acesso à revistas, jornais e agências de notícias; e a implantação de gestor escolar para organizar os processos burocráticos das unidades, entre outras soluções.
 
“Colocamos em campo nosso espírito de inovação, contando com o apoio da Prefeitura, que aceitou nossa proposta e foi fundamental no trabalho de identificação das demandas. Não focamos apenas a parte tecnológica, mas todo o aprendizado, desde a parte de conseguir licenças para as obras de infraestrutura, a parte fiscal e os trâmites de contratação de serviços pelas prefeituras, por exemplo”, finaliza o executivo da Telefonica Vivo.
 
Sendo a principal interface da prefeitura com as empresas, o secretário de Turismo destaca que “ainda é cedo para termos uma avaliação concreta, mas estamos entusiasmados com essas novas tecnologias que estão sendo implantadas. Além dos benefícios para os munícipes e turistas, esperamos uma grande repercussão na mídia nacional e internacional, importante para o incremento do turismo em nossa cidade”.