Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Programa de inovação da Safira energia investirá até R$ 500 mil em startups

09/04/2018


Inscrição de projetos direcionados ao setor de energia vai até o dia 16 de abril
 
A Safira Energia, uma das principais comercializadoras e consultorias do mercado livre de energia no Brasil, está com inscrições abertas até o dia 16 de abril, para a primeira edição do seu Programa Safira Inovação, que prevê investimentos em até três startups especializadas em projetos e soluções voltadas para o mercado de energia.
 
Podem se inscrever startups de todo o Brasil e que estejam no estágio de Produto Mínimo Viável (MVP, pela sigla em inglês) desenvolvido e validado, ou mesmo operacional. Os projetos pré-selecionados participam de um pitch day e os escolhidos receberão um total de até R$ 500 mil em investimento, além de espaço físico para trabalharem, acesso ao know-how da Safira Energia e ao mercado de energia, além de uma viagem para o Vale do Silício ao projeto ganhador. O investimento em cada startup é variável e de dará por meio de participação societária (equity) e a propriedade intelectual do projeto será definida quando da assinatura do contrato.
 
O diretor executivo da Safira Energia, Mikio Kawai Junior, afirma que o desenvolvimento do setor energético brasileiro passa, certamente, pela diversificação da matriz energética, com a adoção de fontes alternativas e sustentáveis, como a solar e eólica. Mas, para desenvolver esse ecossistema de forma mais efetiva, é preciso ter o suporte de aplicações tecnológicas nas mais variadas frentes. “Ocorre que as empresas envolvidas nem sempre têm capital humano ou mesmo a expertise necessários para esta finalidade. Nosso programa de incentivo às startups tem justamente o intuito de identificar projetos relevantes para o setor, e proporcionar as condições necessárias para que eles alcancem a maturidade e sejam colocados em prática”, destaca.
 
Além do investimento inicial, os selecionados no programa terão oportunidade de ampliar seu conhecimento a partir do contato direto com diretores, gerentes e especialistas da Safira Energia e receber feedback sobre a aderência da solução desenvolvida. “Também poderão testar sua solução em situações reais em nossa empresa, e ganhar mais visibilidade ao receber a chancela de uma grande empresa como a nossa”, completa Kawai Junior.
 
As inscrições para a fase de seleção já estão abertas e vão até o dia 16 de abril. As empresas interessadas em participar do programa devem se inscrever no site da SartSe, no link https://goo.gl/yEMX2h.  Os projetos pré-selecionados serão conhecidos no dia 19 do mesmo mês. Já o pitch day, que é quando os projetos deverão ser apresentados para a banca avaliadora, formada por diretores e executivos da Safira Energia, está marcado para o dia 3 de maio.