Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Programa BNDES Soluções Tecnológicas é lançado na Região Sul

25/10/2016



Fornecedores podem se credenciar e cadastrar suas soluções
 
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) financiará a aquisição de soluções tecnológicas para empresas de todos os tamanhos. O financiamento será feito por meio do programa BNDES Soluções Tecnológicas, produto voltado ao mercado de comercialização de tecnologia no país.
 
O BNDES Soluções Tecnológicas foi lançado no dia 18 de outubro, na Agência do BRDE em Curitiba. O Banco foi escolhido pelo BNDES para ser o agente financeiro da nova linha de crédito na Região Sul. A linha, além de financiar a aquisição de soluções tecnológicas, será um canal de comunicação entre compradores e fornecedores.
 
“É uma oportunidade para as empresas incorporarem novas tecnologias a seus produtos e processos”, disse a gerente de Planejamento da Agência Paraná do BRDE, Tatiana Henn. “O novo produto é muito amplo, com um grande poder de mercado, porque oferece soluções em tecnologia para várias áreas da economia”, acrescentou.
 
A nova linha foi apresentada a parceiros e clientes do BRDE no Paraná pelos técnicos do BNDES Edson Moret e Raphael Azeredo, da equipe responsável pela operação do programa. “É um novo produto, que está ganhando escala, que aos poucos se tornará tão importante quando o cartão BNDES e o Finame”, destacou Azeredo.
 
Azeredo contou que o BNDES Soluções Tecnológicas surgiu depois de uma ampla análise de mercado, que apontou o surgimento de novas tecnologias, porém sem mercado para comercialização. “O programa chega para aproximar fornecedores de compradores de soluções tecnológicas”, acrescentou.
 
O que é solução tecnológica
 
Solução tecnológica é o serviço de aplicação de uma tecnologia orientada a satisfazer as necessidades de criação/modificação/melhoria de produto ou processo das empresas e demais instituições. A tecnologia a ser fornecida deve estar disponível para aplicação imediata, ou seja, pronta para ser aplicada no mercado e gerar a solução tecnológica a que se propõe.
 
Para que a tecnologia seja considerada disponível para aplicação imediata, as etapas de pesquisa e de seu desenvolvimento devem ter sido cumpridas. Uma solução tecnológica depende da soma de diversos itens, como mão de obra especializada, testes, insumos e custos com licenciamento.
 
Como funciona o programa
 
As soluções tecnológicas que podem ser financiadas são oferecidas por universidades, empresas de base tecnológica e outras instituições fornecedoras de tecnologia/know-how credenciadas ao BNDES.
 
Empresas e instituições de todos os portes e setores da economia que estiverem interessadas em adquirir soluções tecnológicas podem solicitar o financiamento para contratar as soluções de seu interesse e incorporar, assim, novas tecnologias aos seus produtos e processos.
 
Há soluções tecnológicas credenciadas nas mais diversas áreas do conhecimento e disponíveis para aplicação nos mais diversos setores da economia. Os fornecedores podem se credenciar e cadastrar suas soluções, dando maior visibilidade as suas tecnologias e aumentando as chances de futuros negócios.
 
Itens que podem ser financiados
 
– Serviços prestados por mão de obra especializada (própria ou terceirizada), referentes à aplicação e adaptação/customização da tecnologia às necessidades específicas do cliente final.
 
– Serviços tecnológicos, também conhecidos como serviços de Tecnologia Industrial Básica (TIB), que uma vez fornecidos não geram modificação no produto ou no processo da empresa contratante do serviço.
 
– Pagamento de royalties referentes ao licenciamento da tecnologia que será aplicada para gerar a solução tecnológica. O pagamento será realizado pelo comprador da solução tecnológica (licenciado) ao fornecedor (licenciante).
 
– Serviços de modificação da posição relativa dos departamentos, seções, equipamentos ou quaisquer outros itens que integrem os processos de uma organização.
 
– Serviços de treinamento/capacitação para o usuário final da tecnologia. Este item se refere aos materiais e insumos necessários para implementar a solução. Não serão financiados valores relacionados ao fornecimento de máquinas, equipamentos, peças e componentes.