13/10/2016
O Grupo LTM, maior empresa brasileira de gestão de programas de fidelidade para o segmento B2B, aumentou de 50 para 250 o volume de pedidos processados por segundo do portal WebPrêmios ao adotar os serviços do Azure, a nuvem da Microsoft. Com a tecnologia, a plataforma para resgate de produtos e experiências que atende a 150 clientes e 13 milhões de participantes encerrou o uso de datacenter on premises (utilizado em sua capacidade máxima apenas algumas vezes por ano) e reduziu os custos com infraestrutura significativamente. Em 2015, a empresa faturou R$ 570 milhões e a expectativa é a de ampliar esse resultado em 30% neste ano.
O WebPrêmios é um marketplace com design integrado que oferece uma experiência interativa ao participante, possibilitando a personalização do catálogo sem necessidade de envolvimento de técnicos ou intermediários. Entre suas facilidades se encontram telas de comparativo de preços, carrinho único, tracking, navegação com menos cliques, atendimento por chat e cross-selling de produtos.
O sistema segue o conceito de conta corrente, que viabiliza diferentes negócios como: múltiplas origens, pontos de coalizão, venda de pontos, expiração de pontos, ponto sem valor, pontos bloqueados, débito e rastreabilidade (que dificulta fraudes). O WebPrêmios oferece também produtos e ferramentas exclusivas para resgates de prêmios on-line e off-line, que atendem diversas necessidades dos programas de relacionamento, incentivo e fidelização. Com mais de 500 mil opções de prêmios, dispõe de experiências atraentes, relevantes e positivas para os clientes.
Porém, para gerenciar todos os pedidos on-line, o Grupo LTM não conseguia ter total visibilidade dos limites que o datacenter contratado oferecia para o período de pico das suas campanhas. De acordo com o CTO do Grupo LTM, Marcelo Toledo, a empresa decidiu migrar para a nuvem para ter as ferramentas necessárias para aumentar seu desempenho durante os picos de resgate de benefícios, como final do ano, black friday e datas comemorativas.
“Hoje, com o Visual Studio rodando em Azure, conseguimos realizar testes de stress e carga, além de programar rapidamente nossas campanhas. Atualmente, simulamos todas as etapas do resgate do produto do log-in ao fechamento do pedido, analisando o comportamento do Webprêmios. Esse fluxo é executado 250 vezes por segundo na nuvem da Microsoft, um número comparável aos de sites de e-commerce durante a Black Friday, garantindo o nosso melhor desempenho quando uma campanha entra no ar. Foi um aumento de capacidade de 500% que ganhamos para oferecer a melhor experiência aos consumidores”, diz Marcelo Toledo.
Redução de custos e mais campanhas
O CTO ainda comenta sobre como a empresa conseguiu reduzir os custos com infraestrutura. “Adotamos o Azure para garantir escalabilidade horizontal e alta disponibilidade dos serviços. Nossas maiores demandas de acesso acontecem sazonalmente, com isso, nossa plataforma fica ociosa na maior parte do tempo. No entanto, pagávamos por alto poder de processamento sem utilizá-lo de forma plena. A nuvem da Microsoft nos dá a opção de pagar apenas pelo que usamos, oferecendo elasticidade e, principalmente, alta capacidade para suportar os períodos de pico”, comenta o CTO.
O diretor da Divisão de Servidores e plataformas da Microsoft, Roberto Prado, explica como foi o processo de migração do datacenter que o Grupo LTM utilizava para o Azure, de acordo com as necessidades que o projeto exigia como melhorar a performance da plataforma B2B. “Para começar a mudança, implementamos a nuvem como Infrastructure as a Service (IaaS), já que o primeiro objetivo era reduzir esforço com gerenciamento e também o custo do datacenter para o WebPrêmios. Como segunda etapa, iniciamos a transição para Platform as a Service (PaaS) que está prevista para encerrar até dezembro, dentre as dezenas de recursos utilizados, estão API Management, Cache, Message Queue e SQL Server”, explica Prado.
A nova infraestrutura do Grupo LTM também permitiu o aumento no número de campanhas de fidelidade realizadas pelo WebPrêmios e mais tempo para a equipe de TI se dedicar a outras demandas críticas dos negócios em vez de se concentrar na gestão das atividades do datacenter. “Em 2015 fechamos o ano com 30 campanhas realizadas e para este ano nossa meta é encerrar com 40. Além disso, parte da nossa equipe agora tem liberdade para atuar com novos negócios, já que não temos mais a preocupação de monitorar o desempenho do datacenter”, afirma Marcelo Toledo.
O executivo diz ainda que recentemente a LTM fechou contrato com um novo cliente: a Vivo, e novamente a agilidade e flexibilidade de projetar um ambiente robusto e de alto desempenho foi fundamental para suportar os milhões de usuários da operadora. “Sem dúvida, a tecnologia da Microsoft nos ajudou a conquistar novos negócios e vão nos apoiar em muitos mais no futuro”, complementa Toledo.