A segunda edição da chamada Pontes para Inovação, criada pela Embrapa e Cedro Capital, chega a sua etapa final com oito
agritechs finalistas: Agribela, Alluagro, Coimma, Ectare App, Macofren Tecnologias Químicas, ManejeBem, Shimejito e Sintecsys. As empresas apresentaram seus negócios e suas soluções tecnológicas no evento realizado no Parque Tecnológico BioTIC em Brasília (DF).
Participaram da chamada a princípio 72 empresas, das quais 26 foram selecionadas e apresentaram suas soluções para a comissão organizadora na segunda fase. Ao final do programa, oito empresas foram selecionadas como finalistas.
"Nesta edição de 2018 tivemos uma grande diversidade de tecnologias e inovações, com aplicabilidade em diferentes setores e temas relacionados ao Agronegócio. Vimos na apresentação soluções que passam por comercialização de café, monitoramento de incêndio no campo, gerenciamento de peso de bovinos, sistema para cultivo indoor, identificação de impuresas no leite e no combustível, controle biológico de pragas, aluguel de máquinas agrícolas e rede social especializada manejo de lavoura", destaca Alessandro Machado, sócio da Cedro Capital.
O objetivo do Pontes para Inovação é identificar empresas parceiras da Embrapa na adoção e desenvolvimento de tecnologias para o agronegócio, para que possam acelerar seus negócios por meio do aporte de capital de Fundo de Investimento e, consequentemente, ampliar o impacto de suas tecnologias no mercado.
Para o gerente de inovação da Embrapa, Daniel Trento, o amplo interesse pela chamada aponta para a tendência de crescimento da participação de novas empresas na oferta de soluções inovadoras para o setor agropecuário, e novas possibilidades de parcerias entre instituições de C&T, empreendedores e gestoras de fundos de capital. “A oportunidade de geração de novos negócios no setor agropecuário é muito grande. As startups que conseguem se inserir nesse meio têm um mercado promissor, pois além do setor ser um dos motores da economia nacional, o potencial de escalar seus negócios é enorme. Iniciativas como esta promovem a aproximação de startups com fundos financiadores, empresas privadas e institutos de pesquisa fomentando o ecossistema de inovação”, salienta Trento.
A avaliação das empresas considerou a aderência das propostas com as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, potencial e oportunidades de mercado, diferencial e competitividade do negócio, bem como o grau de maturidade das tecnologias para adoção pelo mercado e possíveis impactos social, econômico e ambiental.
Perfil das empresas selecionadas:
Agribela
www.agribela.com.br
A Agribela é uma empresa com foco no desenvolvimento de tecnologias para o controle biológico de pragas agrícolas. A empresa, nascida em Londrina-PR, oferece aos seus clientes solução completa para o manejo de pragas mais eficiente e menos predatório ambientalmente. Por meio de cápsulas desenvolvidas para abrigar e proteger os inimigos naturais (Biodrop), possibilitam a mecanização e aumento de eficiência do controle biológico.
Alluagro
www.alluagro.com.br
A Alluagro trabalha com inteligência em geolocalização de máquinas e implementos agrícolas. Através de um aplicativo mobile conecta prestadores de serviços a produtores rurais com mais agilidade e profissionalismo. Atua com o proposito de eliminar a ociosidade de maquinários agrícolas no mercado brasileiro, em que fazendeiros atendem fazendeiros. A Alluagro é um marketplace dedicado a minimizar custos de logística para conectar prestadores de serviços agrícolas a áreas demandadas por produtores rurais, gerando economia à fazenda.
Coimma – Comércio e Indústria Metalúrgica Madeira São Cristovão Ltda
www.coimma.com.br
A Coimma foi fundada em 1951 como uma oficina para consertos de carrinhos de tração animal, na cidade de Dracena – SP, sob o nome de Oficina São Cristóvão. Com a evolução da região e principalmente da pecuária, em 1968 a Coimma foi constituída para focar no mercado de balanças e troncos de contenção animal. A Coimma tem uma ampla linha de equipamentos para pesagem e contenção bovina. O destaque entre os equipamentos de contenção é o Megatron, um tronco de contenção hidráulico desenvolvido para garantir a segurança do operador e o bem-estar dos animais, além de aumentar a produtividade no manejo da fazenda. Além disso, a Coimma possui diversos equipamentos de contenção da linha tradicional, com destaque para o Tronco Robust, Convencional e Americano. Entre os equipamentos de pesagem há a BalPass, um sistema de pecuária de precisão que foi desenvolvida, em parceria com a Embrapa, para pesar o gado à pasto, evitando, assim, a necessidade de levar o rebanho até o curral.
Ectare App S/A
www.ectare.com.br
A E-ctare surgiu em outubro de 2017 como plataforma eletrônica que aproxima produtores de café (vendedores) dos compradores. Funciona como um aplicativo gratuito para cotação de café que utiliza algoritmo especifico, com precificação de cada atributo do café, como, por exemplo, bebida, percentual de defeitos, percentual de peneira, aspecto, região etc. O algoritmo é atualizado instantaneamente pelas cotação do dólar e pela cotação de Nova Iorque, recalculando todos os lotes individuais, e lançados na base de dados.
Macofren Tecnologias Químicas
www.macofren.com
A Macofren é uma startup que desenvolve tecnologias químicas disruptivas para combater, em diferentes mercados, fraudes e contaminações, principalmente aquelas causadas pela adição de metanol e formol. Com a proposta de prover testes de qualidade rápidos, robustos e de baixo custo, a Macofren possibilitou que a indústria e o consumidor final pudessem avaliar se seu produto ou matéria-prima estão em boas condições de qualidade e usabilidade. Criada dentro do programa de incubação de empresas base tecnológica da Universidade de Brasília em 2012, o primeiro produto foi FormFix, um reagente detector de formaldeído em leite, uma maneira mais rápida e prática de fazer essa análise, que muitos produtores de leite aprovaram.
ManejeBem - Assessoria em Agricultura Sustentável LTDA,
www.manejebem.com.br
A ManejeBem é uma startup de SC que desenvolve solução de aplicativo próprio para viabilizar o serviço de assessoria agronômica remota. Desenvolveu um protótipo da rede social via website foi finalizado e conta com mais de 13.500 usuários do site/mês e em torno de 3.800 perfis cadastros na plataforma. A equipe da ManejeBem também iniciou trabalhos de assessoria remota com foco em produção orgânica através do aplicativo “Plantix” desenvolvido pela Startup alemã Peat, parceira da iniciativa. Atualmente estão desenvolvendo projeto-piloto de assistência técnica remota com foco na qualificação destes pequenos produtores para atender restaurantes e cozinhas industriais. Já são mais de 45 unidades de produção familiar que participam do primeiro núcleo do projeto
Shimejito
https://www.shimejito.com
É uma empresa de TI que tem foco no segmento de
Urban Farming baseado em internet das coisas e economia colaborativa, seguindo as tendências mais modernas do mercado de tecnologia, algumas em curso no exterior. Produzem tecnologia de produção acessível para grandes, pequenos e novos produtores, com uma barreira de entrada extremamente acessível para a produção de alimentos orgânicos. A Shimejito faz todo o processo desde a inoculação, empotamento até deixar preparado para o momento do cultivo e colheita. Utilizamos técnicas modernas, com uso de Iot, para garantir maior produtividade e escalabilidade.
Sintecsys
www.sintecsys.com
A Empresa iniciou os estudos em 2015, contendo sistema de detecção automática de incêndios florestais e em plantações, desenvolvendo simultaneamente vários outros projetos que iam desde sistema de sensores de umidade do solo, passando por estações meteorológicas on line de baixo custo, iniciando suas atividades em novembro de 2016 apresentando ao mercado a solução turnkey para detecção automática de incêndios em florestas e plantações com detecção automática de fumaça com até 15km de raio de distância.