18/01/2016
O uso da tecnologia da informação e comunicação se expande nos órgãos governamentais e geram economia de recursos públicos. O exemplo mais recente vem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que espera economizar R$ 5 milhões por ano com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na tramitação eletrônica de seus documentos e processos. A ferramenta de Tecnologia da Informação (TI), oferecida gratuitamente pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), começou a ser utilizada no dia 4 de janeiro pelo departamento em todas as 21 Superintendências Regionais, cinco Distritos Regionais, 150 Delegacias e 400 Postos de Fiscalização espalhados pelo Brasil.
“A utilização do SEI é muito importante para agilizarmos os processos, pois em torno de 600 pontos de atendimento ao cidadão e às vezes um documento demorava semanas para ir de um ponto para outro no Brasil. Agora isto será instâtaneo”, explica José Luis Pinheiro Gomes, gerente do Projeto Processo Eletrônico no âmbito da PRF. Segundo o policial rodoviário federal, a utilização do sistema também é importante para mapear os fluxos e padronizar os procedimentos dos 11.000 servidores do órgão cadastrados no sistema.
Para o secretário de Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert, o uso da ferramenta muda a rotina de trabalho dos servidores públicos. “O SEI elimina o uso do papel, agora os processos e documentos podem ser assinados por tablets e celulares, é uma verdadeira revolução na gestão pública”, afirma.
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também implantaram o SEI. Com esta última adesão, o número de órgãos que utiliza efetivamente o sistema na Administração Pública Federal (APF) subiu para 21. De acordo com o Decreto nº 8.539, todos órgãos da APF devem enviar o cronograma de implementação do uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) até abril deste ano.