04/05/2017
A Sky.One, especializada no desenvolvimento de plataformas que facilitam o uso e a migração de soluções em cloud, apresenta case inédito de migração de client server para nuvem. A Sky.One implantou para Pluma – companhia paranaense de entregas, logística e transportes de Curitiba - um ambiente virtual de ERP na nuvem pública da Amazon Web Services (AWS), o maior provedor de cloud do mundo,
A transição aconteceu em tempo recorde e trouxe estabilidade e segurança para seus segmentos de turismo, entregas e encomendas.
Após 5 anos de uso de um sistema de servidores físicos locais, a Pluma precisou passar por um processo de update ou corria o risco de perder informações vitais ao seu funcionamento. Os inúmeros aplicativos e novos recursos de seus servidores sobrecarregavam o ambiente de processamento e já ameaçavam comprometer suas entregas diárias.
A equipe de TI da Pluma, antecipando um possível colapso do sistema, iniciou um processo preventivo de back up. Durante esta rotina, o disco do servidor apresentou falhas, pondo em risco todo o conteúdo armazenado.
O time de TI foi recomendado a recorrer a Sky.One por técnicos da Amazon Web Services. O processo de migração automatizado aconteceu por meio de sua plataforma Auto.Sky - única do mercado capaz de migrar para o cloud os ERPs que não foram originalmente desenvolvidos para se adaptar à nuvem.
Com o contrato produzido em algumas horas, o processo de migração se iniciou ao final do dia de uma sexta-feira. Em 36 horas, o novo sistema já rodava na nuvem, tirando a espinha dorsal da empresa da zona de risco.
A Pluma se beneficiou com a transição rápida e totalmente remota, sobretudo pelo fato de não ter parado sua operação para efetuar a migração. Seus serviços de transporte e turismo em âmbito nacional englobam mais de 70 veículos, 28 centros de atendimentos no Brasil e no exterior e mais de 200 usuários conectados.
Rastreamento de entregas, cargas, controle de saídas e chegadas de veículos de turismo, emissão de notas, taxas, seguros, cobranças até a folha de pagamento dos colaboradores também foram levadas à nuvem.
“Foi um final de semana inusitado de trabalho, que não poderia ter acontecido de forma mais tranquila”, afirma o executivo Marcel Arantes, Gerente de TI da Pluma. “A nova estrutura de funcionamento é muito sólida e confiável. Um cronograma de implantações em TI normalmente é composto por meses de trabalho. Neste caso, contemplou apenas algumas horas. Estamos muito satisfeitos”, avalia.
Segundo o executivo Caio Klein, sócio da Sky.One, a empresa aceitou este desafio sabendo que uma situação de falha no disco pode colocar qualquer cliente em um grande risco. “A agilidade da equipe e o diagnóstico preciso da necessidade da Pluma foram essenciais para agirmos com eficácia. O fato de o sistema já estar rodando na segunda-feira seguinte foi um motivo de satisfação para nós”, comemora Klein.
Fundada por empreendedores ávidos por tecnologia em 2014, a Sky.One é desenvolvedora da plataforma Auto.Sky, única solução do mercado a migrar para a nuvem os sistemas de gestão (ERP) não desenvolvidos para se adaptar ao ambiente cloud. Em parceria com 100 software houses, a empresa possui 400 clientes em carteira e está preparada para atender os mais diversos segmentos de mercado, como transportes, varejo e serviços. A Sky.One é parceira Amazon Web Services (AWS), o maior provedor de cloud do mundo. A startup, que projeta triplicar seu faturamento em 2017, já possui filial nos Estados Unidos e planeja investir em internacionalização.