Plano Nacional de IoT está na pauta da reunião do Comitê de IoT

19/06/2017

ABES convida associados a participar do encontro no dia 27

O Plano Nacional de IoT, um projeto do BNDES com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), está finalizando as etapas de diagnóstico, seleção e aprofundamento de ações para superação de questões horizontais do Brasil, tais como financiamento, segurança digital, privacidade e recursos humanos, além de selecionar as verticais que serão priorizadas.

Paralelamente, empresas e órgãos de desenvolvimento e pesquisa continuam colocando no mercado mundial novas tecnologias, em hardware, software e telecomunicações, voltadas para IoT. E a sua empresa? Como está se preparando e buscando estabelecer parcerias? Cada vez mais, o cenário global mostra que é hora de identificar as novas oportunidades e potenciais parceiros comerciais estratégicos.

Diante desta conjuntura promissora, a ABES convida para a reunião do Comitê de IoT, que acontecerá no dia 27 de junho, às 8:30 no Hotel Bourbon, Avenida Ibirapuera, 2.927, sala Macuco.

O grupo é coordenado pelo CEO da Taggen Soluções em IoT e da Sawluz Informática, Werter Padilha, que também integra o Conselho Consultivo do Plano Nacional de IoT.

A meta é estimular o diálogo sobre diferentes assuntos, promover sinergias entre os associados e debater os impactos do plano que está por vir. Para confirmar sua presença, escreva para carlos.sacco@abes.org.br ou entre em contato na Central de Relacionamento (11) 2161-2833, das 8h30 às 17h30.

Desafios e oportunidades

Pesquisa realizada HPE com 3.100 profissionais de negócios e de tecnologia da informação, em 20 países, aponta que as expectativas com a IoT são muito altas. Por outro lado, os participantes do estudo destacaram que as tecnologias são realmente relevantes para ampliar a eficiência dos negócios, promover inovação e aumentar a lucratividade, sendo que 88% dos entrevistados afirmaram já ter conseguido o retorno dos investimentos.

Um dos principais desafios na implantação de soluções de Internet das Coisas é a coleta e transporte de dados de forma eficiente, dos dispositivos à nuvem. Problemas como a baixa qualidade na conectividade com a Internet, alto custo de tráfego e conexão de dados, integração de equipamentos legados, segurança, gerenciamento remoto e necessidade de tomada de decisão local podem elevar a complexidade e o custo de implantação e operação de uma solução de IoT inviabilizando a sua implantação. Existem ferramentas de software, funcionalidade de hardware e arquiteturas de referência que podem ser utilizadas para minimizar todos estes problemas, viabilizando a implantação e utilização de soluções de IoT. Pretendemos apresentar estes problemas e discutir as soluções para viabilizar a implementação de soluções de IoT que atendam as necessidades do mercado.

Reunião Comitê de IoT
Data: 27 de junho
Local: Av. Ibirapuera, nº 2.927 - Sala Macuco
Confirmação de presença: carlos.sacco@abes.org.br ou Central de Relacionamento (11) 2161-2833, das 8h30 às 17h30.

8h30 - credenciamento e café
9h - IoT: Do dispositivo à nuvem de forma inteligente - Jomar Silva, Developer Evangelist at Intel Corporation
10h30 - Plano Nacional de IoT - Werter Padilha Cavalcante, coordenador do Comitê de IoT
12h - Encerramento