05/11/2013
Mulheres são 41% dos gamers e têm em média 32 anos
Ao contrário do muitos imaginam, as mulheres representam 41% dos gamers e têm em média 32 anos. É o que revelou a pesquisa Game Mobile Brasil, realizada pelo Núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM, pela Sioux e pela Blend New Research. Por sua vez, os homens, com 59%, são um pouco mais velhos, 35 anos. Dos 823 respondentes, 34%, estavam no Estado de São Paulo, seguidos do Rio de Janeiro, com 11% e, empatados, 9% Minas Gerais e Pará.
O jogador brasileiro costuma usar, em média, três equipamentos diferentes para jogar. Os mais utilizados são ainda o PC, com 85%, seguido do celular, com 73%; em terceiro o console, com 66% e, por fim, o tablet, com 31%. Chama a atenção que a utilização do celular é de 52% nas salas de espera e, 43%, jogam no caminho para casa. O console é predominantemente utilizado em casa, com 95%, mas o PC, também é utilizado no trabalho, com 25%.
"Esta pesquisa nos possibilita compreender os hábitos do gamer brasileiro, informações que pesquisávamos e não encontrávamos disponíveis no Brasil", explica Pedro Waengertner, coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM.
Tanto homens como mulheres, preferem os jogos de ação e aventura, com 22% da preferência. Mas os jogos de tiro, ainda falam mais alto no gênero masculino, em segundo lugar, com 20%. As mulheres escolhem os jogos de estratégia como seus preferidos, com 22%. Para ambos os sexos, os jogos de esporte seguem com 11%, de corrida de carro com 9%, de cartas com 7%, luta 4% e jogos educativos apenas com 2%.
A grande maioria prefere os aplicativos gratuitos, 81% e 56% baixa jogos semanalmente. Dos respondentes, 53% já pagaram por um jogo em algum momento e 86% afirmam ter valido a pena. A grande maioria baixou jogos de até R$ 5,00. Quanto aos sistemas operacionais, o Android ainda domina o mercado, com 70% dos celulares e 71% dos tablets. Nos tablets, em função do iPad, o IO está em segundo lugar, com 18%, mas nos celulares em terceiro, com 6%, ficando atrás da Microsoft, com 9%.