Para entender qual a dimensão e quais os efeitos dessa realidade, Nogueira, Elias, Laskowski e Matias Advogados (NELM), desenvolveu uma abrangente pesquisa sobre os pontos mais críticos a serem considerados por empreendedores e investidores no âmbito jurídico. O Panorama Legal das Startups, levantamento que tem o apoio institucional da ABES, inclui questões prática como , por exemplo, desentendimentos relacionados a não se ter assinado um acordo de sócios ou prejuízos decorrentes de se ignorar qual o regime fiscal ideal para o empreendimento.
“A pesquisa levará a um mapeamento abrangente das principais dificuldades surgidas na relação das startups com o Direito, permitindo que os atores do ecossistema conheçam quais aspectos não podem ser ignorados se quiserem garantir o sucesso de seus empreendimentos e investimentos”, afirma Eduardo Felipe Matias, sócio da área empresarial do NELM e coordenador do guia Empreendendo Direito: Aspectos Legais das Startups.
A pesquisa conta com um questionário voltado para empreendedores e outro para investidores, ambos com 10 questões de múltipla escolha práticas e objetivas, cujas respostas não devem levar mais de 5 minutos. Para participar, basta acessar a seção “Pesquisa PLS” da página NELM Startups:
www.startups.nelmadvogados.com, onde também é possível obter notícias sobre o tema e fazer o download gratuito do guia Empreendendo Direito.
Os 100 primeiros que responderem à pesquisa terão vaga garantida no evento de divulgação dos resultados.
As respostas individuais são confidenciais, mas os resultados agregados serão divulgados publicamente. Assim, ao participar, os entrevistados estarão ajudando a melhorar a compreensão dos riscos e benefícios de algumas práticas atuais, contribuindo, assim, para o fortalecimento do ecossistema da inovação no País.