14/06/2018
Desde 2016, a empresa catarinense Paradigma tem realizado um acelerado processo de expansão e crescimento, quando recebeu investimentos do BRDE com linhas do BNDES voltadas às empresas inovadoras. Na ocasião, os recursos foram empregados na modernização da plataforma Web Business Center (WBC), tecnologia para gestão de negociações e relacionamentos eletrônicos que dá origem a todas as unidades de negócio da companhia.
Considerada a mais completa do mercado, a plataforma é totalmente modular e atende projetos nos modelos de Software as a Service (SaaS) e on premise. Com a renovação de suas ofertas, a empresa partiu de um faturamento da ordem de R$ 12 milhões em 2016, alcançou R$ 15 milhões em 2017 e projeta chegar a R$ 20 Milhões em 2018, quando completa 20 anos.
E, um importante reconhecimento à estratégia da empresa vem do INBRASC - Instituto Brasileiro de Supply Chain, que em evento realizado no dia 07 de junho, reuniu em São Paulo fornecedores, executivos e projetos de procurement, SRM e supply chain indicados pelo voto do mercado para receberem o “Prêmio INBRASC”. E, pelo segundo ano consecutivo, a Paradigma foi reconhecida pelo voto direto de usuários e de executivos como o melhor sistema de compras e tecnologia para marketplace de 2018. Participam da escolha, representantes de empresas nacionais e internacionais, tais como Coca-Cola, Bayer, Walmart, Vale e Carrefour.
“A plataforma Paradigma SRM 360 vem sendo cada vez mais percebida pelo mercado como uma tecnologia abrangente, robusta e aderente para atendimento de portais de negociação e gestão de relacionamentos eletrônicos, entre empresas e suas cadeias de fornecedores. A virtualização, automação e otimização de processos de compra e da gestão do ciclo de suprimentos e da prestação de serviços contratados, tem trazido muito mais governança com 100% de rastreabilidade de procedimentos e decisões, ganhos na aquisição de bens e serviços que superam uma média de 10% de saving sobre processos de negociações tradicionais e uma redução de cerca de 50% do tempo de atendimento da demanda”, comenta Gérson Schmitt, fundador da empresa.
Além do prêmio recebido pela Paradigma, dois de seus parceiros com atuação no segmento também foram premiados no evento. A Smarkets (SP) é tricampeã como Fornecedor do Ano INBRASC 2018 na categoria de BPO, e a Simbio (RS), como melhor Consultoria de Compras.
As plataformas tecnológicas da Paradigma já suportaram mais de R$ 1,5 trilhão em negócios transacionados, superando a marca de 400 mil usuários atendidos, em mais de 25 setores da economia. Sua penetração no mercado está especializando as ofertas da empresa que atua com quatro unidades de negócio – 1. Energy Trading and Risk Management (ETRM); 2. Plataforma para gestão de Portais de Compras Públicas integrados com Sistemas de Materiais e Patrimônio (e-GOV); 3. Supplier Relationship Management (SRM) e; 4. A Rede Clicbusiness que atua de forma horizontal, prestando serviços de sourcing integrados às unidades de SRM e Compras Públicas.
A Rede Clicbusiness viabiliza a colaboração entre compradores e uma comunidade de mais de 300 mil fornecedores, oferecendo serviços de sourcing para cerca de 1.300 unidades compradoras conectadas a portais de procurement e plataforma de SRM da Paradigma, que geram 500 mil processos de compra e mais de um milhão de pedidos, com valor superior a R$ 30 bilhões.
Mais sobre a trajetória da Paradigma
Na história de expansão da Paradigma, parceiros como TOTVS, STEFANINI, SALESFORCE ajudaram a conquistar clientes referenciais que passaram a ser atendidos pelas quatro unidades de negócio da empresa, tanto no setor privado como público: grupos Tigre, Tupy, Docol, Ciser, Heineken, Bridgestone, Sebrae-SC, Senai-RJ, Sesc-SP, Companhia Energética de São Paulo (CESP), Cemig, Enel, Replace, Fuvest, Sistemas FIESC, FIEMS, FIEB e FIERGS, Itaipu Binacional, Governo do Estado de Pernambuco, Governo do Estado de Santa Catarina, municípios como Florianópolis/SC e São Bernardo do Campo/SP, a B3 (desde quando era BM&F e BOVESPA), entre outros.
No setor de energia, a Paradigma atende governos, geradoras, distribuidoras, comercializadoras e consumidores livres, oferecendo uma solução de ETRM (front, middle e back office). Já no setor público, sua carteira de clientes é composta por estados, municípios, fundações, empresas públicas e sistema federativo da indústria e comércio que são usuários de portais de compras públicas e plataforma de suprimentos. No setor privado, a empresa atende indústrias, agrobusiness, serviços, varejo, educação e saúde, com uma solução SRM (procurement, sourcing e SCM).