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Para CEOs de TI, transformação digital é desafio possível

21/08/2018


 

A visão dos principais executivos da IBM, Intel, Microsoft e Totvs
 
A ABES Software Conference, realizada no dia 20/08, proporcionou uma experiência rara: ver no mesmo palco e descobrir o que pensam sobre transformação digital os principais executivos no Brasil de quatro das maiores empresas de tecnologia da informação que atuam no país: Tonny Martins, IBM; Laércio Cosentino, Totvs; Paula Bellizia, Microsoft, e Maurício Ruiz, Intel, moderados por Marcelo Pagotti, ex-secretário da SETIC do Ministério do Planejamento.
 
“A gente vê que esse efeito pervasivo em diversas indústrias tem como centro, obviamente, uma evolução sem precedentes da tecnologia da informação, das telecomunicações, das plataformas de infraestrutura, mas sobretudo de um novo mercado consumidor e de trabalho que já nasce digital”, disse Tonny Martins, que citou um estudo da IBM com mais de 13 mil executivos de diversas indústrias, de onde extraiu três insights que retratam a transformação nos negócios:  a mudança nas cadeias de valor, a queda das fronteiras entre as empresas e o surgimento de ecossistemas, citando como exemplo o ecossistema health care na IBM: “Além dos médicos, parte dos nossos colaboradores está focada em saúde, o que tem feito a diferença no nosso posicionamento neste setor”. Martins também apontou três “alavancas” que demonstram como as empresas demonstram inovação e performance: “proporcionar uma experiência única ao consumidor, preparar-se para os invasores digitais e ser o primeiro, o melhor ou nada”, elencou.
 
Laércio Consentino, da Totvs, destacou que um dos grandes desafios para a competitividade brasileira em relação à transformação digital é a baixa qualificação dos profissionais. “Hoje, são 13 milhões de desempregados, mas no setor de TI temos 500 mil vagas que não conseguimos preencher. Temos que fechar esse gap. Como que a gente consegue que o maior número de pessoas e empresas tenha realmente acesso a tudo isso para que de fato façam a diferença?”, questionou, destacando que a transformação digital é uma jornada e apontou três grandes pilares: cultura e ambiente, processos e oferta e portfólio. 
 
Como representante da Microsoft, Paula Bellizia contou cases de clientes para demonstrar na prática o poder da transformação digital nas empresas, entre eles o da Atento, empresa de call center que venceu o desafio de auditar 10 milhões de chamadas por mês, por meio do uso da inteligência artificial. “Isto é a inteligência artificial na prática”. Segundo ela, a atuação da Microsoft se baseia em três pilares: 1) liderar as inovações para ampliar a capacidade humana; 2) construir poderosas plataformas para inovação mais rápida e acessível; e 3) desenvolver uma abordagem confiável (proteção de seus dados). “O verdadeiro poder da tecnologia não é definido pelo que ela pode fazer, mas o que escolhemos fazer com ela, como contribuir para resolver os maiores problemas da humanidade. O Brasil tem muita pressa para que a gente use isso tudo e reposicione o país do ponto de vista competitivo. Uma das missões da nossa empresa é a de democratizar a inteligência artificial”.
 
“As empresas que não olharem para TI como investimento vão ficar para trás. Essa é uma das grandes mudanças nessa transformação”, ressaltou Maurício Ruiz, destacando a convergência entre várias tecnologias para levar a disruptura de modelos negócios de uma maneira muito mais fácil. "Vivemos em um mundo de mudanças. Normal não é mais a regra. O ponto fundamental da transformação digital, sem dúvida, são os dados. Então, siga os dados que você vai achar negócio para você”, finalizou. 
 
Sobre a 8ª edição da ABES SOFTWARE CONFERENCE e o Seminário "Brasil 2022 – Independência (Digital) ou Morte (Competitiva)?
Este ano, a conferência teve como tema central “Transformação Digital do Brasil e as Políticas Públicas”, e contou com mais de 20 palestrantes e painelistas de altíssimo nível, salas para rodadas de negócios e área para exposição de empresas. O evento contou com o patrocínio platinum da IBM; AssinaForte, Intel e EMX Tecnologia, como patrocinadoras premium; Caesbra Benefícios e Microsoft, patrocinadoras gold; e Totvs, patrocinadora silver. Parceiros e apoiadores: Finep, INPI e BNDES; ACATE – Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia; ASSESPRO – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação; BRASSCOM - Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação; FENAINFO – Federação Nacional das Empresas de Informática, e SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro.
  
O evento foi seguido do Seminário "Brasil 2022 – Independência (Digital) ou Morte (Competitiva)?, no qual foi apresentado um estudo que lista prioridade e políticas públicas sugeridas para que o Brasil atinja sua "Independência Digital" já em 2022, ano que marca os 200 anos da Independência do Brasil. Realizado em função do ano eleitoral, o documento foi elaborado pelo Think Tank Brasil 2022, composto por alguns dos mais influentes nomes do setor de TI.

Em função desta conjuntura, todos os presidenciáveis foram convidados para apresentarem seus planos na área de transformação digital e receberam uma cópia do estudo como sugestões do setor de TI para o desenvolvimento social e econômico do país. Compareceram ao seminário Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo), José Maria Eymael (DC) e Kátia Abreu (PDT – vice de Ciro Gomes).