Na sequência, Carlos Alberto Sacco, diretor de marketing da entidade, apresentou os benefícios oferecidos pela ABES aos seus associados, entre eles a assessoria jurídica, a emissão de certidões, as várias informações e serviços disponíveis no Portal ABES, como notícias que impactam o setor, concorrências e licitações, banco de vagas, catálogo online de software e serviços, entre outros. “Este encontro é mais uma iniciativa da entidade para os seus associados conhecerem novas ferramentas para melhorar a competitividade e a administração das empresas, implementando processos cada vez mais eficientes”, ressaltou.
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Por dentro da cabeça do cliente
Camalionte abriu sua apresentação, voltada ao mercado B2B, explicando que o objetivo de estar “por dentro da cabeça do cliente” é influenciar, definindo o verbo como “a capacidade de fazer com que o nosso ponto de vista seja considerado por outras pessoas, conduzindo o outro a mudar de ideia ou de comportamento”, lembrando que no B2B não existe compra por impulso. “É uma compra programada e previamente calculada. Por isso, é preciso ser muito estratégico e ter diferenciais no atendimento e nos serviços agregados”, disse.
“Em primeiro lugar, devemos estabelecer uma ligação pessoal. As pessoas compram de pessoas que trabalham em empresas”, afirmou, elencando quatro fatores importantes para se estabelecer a ligação entre as pessoas: simpatia, ouvir atentamente, valorizar o que o outro gosta e agregar valor aos relacionamentos.
Para Camalionte, é fundamental conhecer a personalidade do cliente. Para isso, ele compartilhou a metodologia dos “Quatro Territórios”, desenvolvida pela Atingire. A partir dessa ferramenta, é possível diferenciar as personalidades e interagir de acordo com o que cada perfil valoriza. São eles:
mente (cinza), valoriza a objetividade, as evidências concretas e os resultados quantitativos;
sol (amarelo), a criatividade, a gestão da informação, o jogo de cintura e a comunicação;
terra (marrom), a organização, a ética e o cumprimento de normas, o esforço, os detalhes e o conhecimento técnico;
coração (vermelho), pessoas e os relacionamentos, o envolvimento, a dedicação, a paixão, a sinceridade e a empatia. “Quando você identifica o tipo de personalidade, passa a oferecer a vantagem de acordo com o perfil do cliente, mais sintonizada com a forma como este gosta de ser tratado”, afirmou.
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Giane Souza, diretora comercial da CWBA Software, elogiou a palestra: “O palestrante se expressou muito bem e transmitiu informações de forma leve, usando situações do cotidiano de trabalho” comentou.
Animada com a apresentação, Sanni Joazeiro, gerente de negócios da Headway, destacou o dinamismo da palestra. “Planejo aplicar a metodologia em minha equipe, colocar os conceitos mostrados na prática, em busca de melhorar os relacionamentos entre os colaboradores”.
Para utilizar a metodologia e descobrir qual o seu tipo de personalidade, a Atingire disponibiliza um teste em seu site:
www.atingire.com/personalidade.
Anote as datas das próximas palestras que serão promovidas pela ABES em comemoração aos seus 30 anos: 19/10 – Gestão de Tempo; e 09/11 – Gestão Financeira. Acompanhe no portal e nas redes sociais a divulgação de mais informações sobre esses eventos.
Sobre o palestrante
Graduado em Filosofia e Psicologia, Camalionte tem MBA em Finanças e extensa carreira como executivo no setor bancário e palestrante internacional. Ele é professor-coordenador dos cursos de Inteligência de Mercado da Fundação Instituto de Administração – FIA/USP e autor de 8 livros, entre eles Marketing Estratégico, Estratégias de Diferenciação e Academia de Liderança.