11/10/2016
O Portal da ABES acompanhou a 19ª Conferência Anual da ASUG – Associação dos Usuários SAP do Brasil, que aconteceu no dia 6 de outubro de 2016, em São Paulo, que visa promover a integração entre fornecedores de TI, consultorias e usuários de soluções SAP. As palestras trataram de diferentes temas, tais como transformação digital, internet das coisas, infraestrutura, ERP, migração para nuvem, governança digital, automação, convergência de mídias e otimização de resultados. Veja alguns destaques:
GENEXUS
A GeneXus, recente parceira SAP, destacou como a ferramenta GeneXus permite as migrações dos sistemas legados para SAP S/4HANA e SAP HCP, com menor investimento em tempo de desenvolvimento e ciclos mais curtos. “Atuamos para transformar o legado em uma aplicação moderna, a partir da realidade e necessidades de cada cliente”, explicou Gerardo Wisoski, country manager da empresa. “Programar em GeneXus é 12 vezes mais rápido que desenvolver à mão com Java, mais fácil que aprender as tradicionais linguagens de programação”, completou o executivo.
Gerardo Wisoski (GeneXus), Reginaldo José Schollemberg (BXT) e Carlos Sacco (ABES)
Ele apresentou ainda o case de sucesso com o parceiro de integração Sytech e a Construtora Tecnisa, uma usuária SAP e GeneXus, que conseguiu reduzir em 80% o tempo de implementação de um projeto focado nos parceiros comerciais, além de diminuir em 50% os investimentos, com ganho de produtividade e benefícios para mais de 300 corretoras.
MICROSOFT
Camila Kaminura, Gerente de Produtos Microsoft Azure, destacou que a empresa participou da conferência para falar sobre a parceria global com a SAP, que permite embarcar soluções homologadas na plataforma de nuvem Azure. “Oferecemos condições que proporcionam custo atrativo, aumento de eficiência, interoperabilidade e muitas ferramentas integradas. Além disso, a Microsoft tem data center no país, fato que permite oferecer valores de serviços mais acessíveis, quando se analisa os benefícios, como flexibilidade e escalabilidade, e as questões tributárias”, explicou.
A empresa apresentou na conferência os casos de sucesso da Atento, uma das principais operadoras de telemarketing no Brasil, e da Bemol, uma importante rede de varejo da Região Norte do país, empresas que implementaram soluções SAP na nuvem Azure e ganharam agilidade e produtividade na circulação e aprovação de documentos, garantindo autenticação, segurança e confidencialidade dos dados.
ENGINE
Quem marcou presença na conferência foi a Engine, provedora de soluções de gestão empresarial (ERP) na nuvem. José Rubens Tocci, CEO da Techtrends, controladora da Engine, destacou a importância deste tipo de encontro. “O mercado está amadurecendo quando o assunto é nuvem e, hoje, os empresários querem aprender sobre o tema. Fomos pioneiros, há cinco anos, em explicar o conceito, que para a maioria era muito abstrato. A nuvem permite socializar a alta tecnologia, ou seja, disponibilizar o acesso a mesma tecnologia e soluções usadas pelas maiores corporações do mundo ao pequeno ou médio empresário”.
José Rubens Tocci (Engine) e Carlos Sacco (ABES)
De acordo com o executivo, a solução completa da Engine entrega o melhor ERP da SAP, hospedado em uma data center homologado de classe mundial (T-Systems) na modalidade SaaS (software como serviço), com prazo e investimento inicial reduzidos.
SAP
Além de abordar os centros de treinamento e as modalidades de formação e capacitação de profissionais por meio de um estande da SAP Education Brasil, a empresa promoveu várias palestras sobre as suas soluções, entre elas a SAP Digital Board, apresentada ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2016. A novidade visa agregar tecnologia, acesso a dados em tempo real e, por meio de diferentes facilidades, permitir que os executivos ultrapassem os limites de uma sala de reunião tradicional.
A apresentação da solução foi realizada por Leandro Bobis, Analytics Solution da empresa, que expôs como os participantes com o uso da SAP Digital Board ganham interatividade, transparência e terão acesso aos dados de diferentes áreas de negócios em tempo real por meio de relatórios e gráficos. Eles também podem fazer simulações e consultar informações da conjuntura e, desta forma, transformar a experiência decisória.
Cria-se um ambiente futurista, pois a SAP sugere o uso de três televisões com tela touch nas salas de reuniões para rodar o Digital Board, entretanto, Bobis esclarece que “a solução pode ser instalada em um único aparelho de TV, sendo que não é obrigatório que o cliente seja usuário do SAP S/4HANA. Assim, existem diferentes possibilidades de implementação, a ser definida de acordo com a realidade e necessidade de cada cliente”, finalizou.
HCMX
Focada em apoiar as empresas na gestão de Capital Humano, a empresa HCMX mostrou ferramentas inovadoras de gestão recursos humanos e sua solução para o eSocial. A primeira apresentação focou a solução SAP Success Factor, que facilita a comunicação e o desempenho da equipe de colaboradores por ser um aplicativo mobile e intuitivo. A solução permite que um funcionário acompanhe as tarefas programadas para o dia, os compromissos, receba mensagens e avisos do RH, sendo adequado à transformação digital, marcada pela mobilidade, por jornadas mais flexíveis e pela chegada dos jovens da geração millenial ao mundo do trabalho.
Equipe da HCMX
Marcelo Beck, líder técnico da HCMX, falou sobre lançamento do manual de orientação do eSocial 2.2, nova obrigação que visa proporcionar mais transparência, controle e agilidade na fiscalização pelo Governo Federal das informações contábeis e fiscais das empresas, e os novos prazos de implementação desta obrigação. Ele demonstrou as facilidades do software desenvolvido pela empresa, de fácil navegação, os eventos abrangidos e a forma de preenchimento. “Ressaltamos que, pelo novo cronograma, as empresas terão 6 meses para rodar a solução de eSocial num ambiente paralelo, receberão feedback do governo quanto aos dados enviados e esse tempo será fundamental para treinamento e assimilação das mudanças”, ponderou Beck.