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Neoway é primeira empresa da América Latina a conquistar selo de governança de dados

14/09/2016
 
Michel Leite de Ávila, CDO da Neoway

Em tempo de debates sobre uso, privacidade e responsabilidade pela gestão dos dados, a Neoway, empresa associada da ABES e especializada em soluções de Big Data, Analytics e Business Intelligence, acaba de dar um passo importante em sua estratégia de mercado com a obtenção do certificado DMM - Data Management Maturity, emitido pelo CMMI Institute (CMMIInstitute.com), um líder global no desenvolvimento das melhores práticas em pessoas, processos e tecnologia. “Este selo reconhece a seriedade e responsabilidade empregadas pela companhia em todas as suas atividades relacionadas a dados, passando a ser referência nessa área em toda América Latina”, ressalta Michel Leite de Ávila, CDO da Neoway. O executivo concedeu uma entrevista ao portal da ABES sobre o fato de a companhia ser a primeira na região a conquistar essa certificação e os impactos na gestão.
  
Como se traduz na prática a governança de dados?
Na Neoway, o Programa de Governança de Dados pode ser notado através de diferentes pontos de nossa atuação: conscientização constante de toda a companhia sobre o valor e a importância que os dados tem para os negócios da Neoway, através de palestras, treinamentos, entre outras ações; definição clara de papéis e responsabilidades com os dados, inclusive papéis especiais como Data Owner, Data Steward e CDO; implementação de políticas, processos, planos e métricas alinhados com os objetivos de negócio da companhia; formação do Comitê de Governança, para discutir assuntos relacionados à manutenção e evolução do programa, pelo menos uma vez ao mês; além de avaliações mensais da qualidade dos dados, com relatórios objetivos e ações de correção.
 
Como a empresa mobilizou os colaboradores para se engajarem no processo?
A governança não deve ser tratada como um projeto. Trata-se de uma mudança cultural, gradativa e sólida, que engloba toda a organização. Para esse tipo de programa começar a rodar, antes de chegar aos colaboradores, é fundamental a adesão e suporte da diretoria e presidência, para que toda a organização "sinta" que esse assunto é sério e tem prioridade. Na Neoway, a iniciativa partiu do próprio CEO, e isso já fez o nosso programa de governança nascer com um DNA vencedor.
 
Posso enumerar algumas das ações principais: 1) trabalho de conscientização dos benefícios do programa, em todos os aspectos que pudessem "sensibilizar" cada colaborador; 2) identificação e empoderamento dos profissionais que já são responsáveis pelos dados da organização, concedendo-lhes um nível maior de autonomia e responsabilidade em suas tarefas; 3) criação de objetivos corporativos específicos de governança, por meio do uso de OKRs (Objectives and Key Results), e associação com atividades de cada equipe a pelo menos um desses objetivos.
 
Quais são os ativos classificados como “dados críticos”?
A política de dados da Neoway determina que todos os dados envolvidos nas soluções da companhia são críticos e, portanto, devem ser tratados com o mesmo rigor, obedecendo aos padrões de qualidade e procedimentos estabelecidos. Não há um conjunto de informações que fique de fora do Programa de Governança de Dados ou tenha menor prioridade.
 
Quais os diferencias que essa certificação proporcionará à Neoway no mercado nacional?
São vários os diferenciais, mas tivemos a preocupação de ter um modelo leve, ágil e não burocrático. A empresa pode garantir uma gestão de dados totalmente voltada a resultados de negócios; transparência total na produção de dados, permitindo aos clientes saber a origem da informação, quando foi capturada e quais tratamentos foram aplicados; e oferecer garantia de segurança em todas as etapas de processamento dos dados.
 
 
Como andam os planos da empresa de abrir escritório nos EUA e em outros países da América Latina?
Iniciamos nosso plano de expansão internacional em 2016, focando México, Colômbia e EUA. Nossa prioridade é proporcionar sucesso de resultados de crescimento para nossos clientes de serviços financeiros, construção e varejo, que consideramos como as indústrias mais transformadas pela inteligência no uso de dados.
 
Como esta certificação posiciona a Neoway frente ao debate sobre gestão de dados e respeito à privacidade?
Num cenário global, a Neoway fica posicionada como a primeira empresa da América Latina a ser avaliada e receber o selo de maturidade em gestão de dados. Esse selo reconhece a seriedade e responsabilidade empregadas pela companhia em todas as suas atividades relacionadas a dados, passando a ser referência nessa área em toda América Latina. Em relação à proteção da privacidade de dados, estamos presentes nos principais eventos e debates sobre o assunto, inclusive sugerindo alterações nos textos dos projetos de lei. Somos parceiros de uma das melhores equipes de advogados dessa área no Brasil, para observar e tratar todos os aspectos legais que giram em torno dos nossos dados.